RJ proíbe uso do celular em salas de aula das escolas municipais

RJ proíbe uso do celular em salas de aula das escolas municipais

A prefeitura do Rio de Janeiro decidiu, via Decreto 53.019 de 2023, a proibição do uso de celulares em salas de aula na rede municipal de ensino. A nova determinação já está valendo desde ontem (07).

“Considerando as diretrizes da Organização Mundial da Saúde, que recomendam nenhum tempo de tela para crianças de 0 a 2 anos e menos de uma hora de tempo de tela por dia para crianças de 2 a 5 anos (OMS, 2019) e a iniciativa de diversos países de banirem total ou parcialmente o uso de celulares nas escolas para outras faixas etárias, conforme relatório da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), a Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro resolve regulamentar o uso de celulares e outros equipamentos eletrônicos dentro da sala de aula”, diz a Prefeitura do RJ em seu site.

Os aparelhos e demais dispositivos terão que ficar guardados na mochila ou bolso do aluno, desligados ou em modo silencioso. O celular poderá ser utilizado durante a aula, para fins pedagógicos, apenas quando o professor autorizar. Fora da sala de aula, quando houver explanação do professor e/ou realização de trabalhos individuais ou em grupo na unidade escolar o uso do celular também está proibido.

Você também deve ler!

Quase 1 milhão de celulares foram roubados ou furtados no Brasil em 2022

92 milhões de brasileiros acessam a Internet apenas pelo telefone celular, aponta pesquisa

Alunos com necessidades especiais ou problemas de saúde que precisem de dispositivos para monitoramento ou auxílio poderão seguir utilizando os aparelhos normalmente.

Caso haja descumprimento da regra, o professor deve tomar as medidas para que a regra seja cumprida. Se for necessário, poderá acionar a equipe gestora da unidade que prestará todo o apoio ao docente.

A Prefeitura também orienta que os pais conversem com seus filhos sobre o uso adequado e sem tempo excessivo de aparelhos tecnológicos, reforçando a importância de seguir as regras estabelecidas neste documento e, quando permitido, utilizar os dispositivos eletrônicos de forma produtiva em sala de aula. 

Sobre o Autor

Avatar de William R. Plaza
Editor-chefe no Hardware.com.br, aficionado por tecnologias que realmente funcionam. Segue lá no Insta: @plazawilliam Elogios, críticas e sugestões de pauta: william@hardware.com.br
Leia mais
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X