O final do ano é sempre um momento de reflexão, relembrar o que fez parte desse período, e para os amantes de música, a Apple Music oferece uma ótima oportunidade para isso com sua Retrospectiva de 2023.
A plataforma não apenas celebra o Artista do Ano, mas também oferece aos usuários uma visão detalhada de seus hábitos musicais ao longo dos últimos 12 meses, o que é bem divertido.
Leia também:
Bug no Apple Music mistura playlists e apaga listas de reprodução de usuários
Spotify sairá do Uruguai em 2024 devido a lei de direitos autorais
Retrospectivas de final de ano são cada vez melhores
As retrospectivas de final de ano são bem populares em diversos aspectos, como por exemplo os principais acontecimentos do ano, pessoas e eventos que mais se destacaram, entre muitos outros. Mas ela também pode ser algo pessoal.
Com isso, trazer essas retrospectivas para os hábitos individuais também acabou se tornando um comportamento popular entre os serviços de streaming de música. Dessa forma, os usuários têm uma oportunidade de se expressarem e compartilharem seus gostos musicais de maneira divertida nas redes sociais e até mesmo comparar os gostos de cada um.
A Apple Music já oferece uma experiência de recapitulação personalizada ao longo do ano, com uma playlist que está em constante atualização com o passar dos meses adicionando mais músicas a depender do gosto do usuário.
Porém, é nesta época do ano que a empresa aprimora sua interface web, proporcionando aos usuários uma apresentação mais elegante para refletir sobre seus hábitos de audição em 2023, como uma retrospectiva geral e oficial de tudo o que as pessoas ouviram durante o ano todo.
Como fazer sua retrospectiva musical no Apple Music
E para descobrir a sua retrospectiva é bem fácil. Basta visitar o site Replay 2023, fazer login em sua conta e acessar um resumo abrangente da música que mais apreciou nesses últimos 12 meses.
A retrospectiva traz desde os artistas mais ouvidos até as músicas, álbuns, gêneros, playlists e estações mais reproduzidos, oferecendo uma imersão total na trilha sonora única de cada usuário.
Além disso, a Replay 2023 inclui um vídeo de destaque que resume os hábitos musicais de cada usuário ao longo do ano. E claro, esse vídeo pode ser compartilhado com amigos, familiares e nas redes sociais, adicionando uma camada de compartilhamento social à experiência que é um ponto crucial em todo o processo.
Para aqueles que atingiram marcos notáveis, como ouvir 25.000 minutos de música, a retrospectiva revela exatamente quando esses feitos foram alcançados. Além disso, a Apple destaca se os usuários estão entre os ouvintes mais dedicados de um determinado artista.
Os grandes destaques de 2023
Além da retrospectiva musical individual de cada usuário, o serviço também traz destaques gerais da plataforma, como artistas, albums e músicas que mais se destacaram.
Taylor Swift, coroada como Artista do Ano, teve um ano notavelmente movimentado, refletido em seus streams na Apple Music. Com 65 músicas atingindo o Top 100 Diário Global, ela estabeleceu um recorde, superando todos os outros artistas. A cantora também conquistou o título de artista mais ouvida na plataforma em 2023, estabelecendo um novo padrão para o número de ouvintes em um único ano.
Enquanto isso, Morgan Wallen dominou a lista das Melhores Músicas de 2023: Global, com “Last Night” alcançando o primeiro lugar. Esta conquista é notável, sendo a primeira música country a liderar esse ranking desde “Old Town Road” há quatro anos.
A retrospectiva destaca a crescente popularidade da música mundial na plataforma, com artistas como Rema, cuja canção de Afrobeats “Calm Down” foi a mais Shazamada do ano. Além disso, o J-Pop se destacou com “Idol” da dupla Yoasobi sendo a música de karaokê mais popular usando o recurso Sing da Apple Music.
A música mexicana também teve um desempenho impressionante, com quatro faixas na lista das 20 melhores músicas globais. Essa inclusão global demonstra a diversidade de gostos musicais entre os usuários da Apple Music.
Deixe seu comentário