A Microsoft divulgou na última terça-feira (25) seus resultados financeiros referentes ao primeiro trimestre de 2023. A empresa alcançou uma receita de US$ 52,9 bilhões e um lucro líquido de US$ 18,3 bilhões. São números expressivos, sem dúvida alguma, mas que poderiam ter sido ainda mais significativos se não fosse o fraco desempenho das divisões de Windows e Xbox.
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Fraco desempenho das divisões de PCs, Windows e Xbox
Comparado ao mesmo período do ano anterior, quando a receita foi de US$ 49,6 bilhões, houve um aumento de 7%. Já o lucro líquido subiu 9%, saindo de US$ 16,7 bilhões em 2022 para US$ 18,3 bilhões em 2023.
No entanto, o mercado de PCs experimentou uma desaceleração nas vendas após a alta demanda nos meses críticos da pandemia. Como resultado, a receita da Microsoft com as licenças do Windows no mercado OEM (para fabricantes de PCs) sofreu uma queda de 28% na comparação ano a ano.
O declínio na demanda por PCs também afetou a divisão de dispositivos da empresa. As vendas de laptops Surface e linhas de acessórios, como teclados e mouses, caíram 30% em relação ao primeiro trimestre de 2022.
Quanto à divisão Xbox, a receita com consoles caiu 30% ano a ano, e a receita com jogos para a plataforma teve uma queda de 4%. Por outro lado, a área de serviços Xbox registrou um aumento de receita de 3%, indicando possivelmente um crescimento no número de assinantes do Xbox Game Pass. Porém, é importante ressaltar que a Microsoft não divulgou a quantidade exata de assinantes.
Cloud Computing e serviços salvaram o trimestre da Microsoft
As divisões de serviços e nuvens foram as responsáveis por manter a Microsoft em uma posição financeira favorável. Os destaques ficaram por conta do Dynamics 365 e do Azure, que tiveram aumentos de receita de 25% e 27% respectivamente, em comparação ao ano anterior.
Outro resultado positivo veio da divisão Microsoft 365, que inclui as ferramentas do Office, cuja receita aumentou 14% no primeiro trimestre de 2023. Esse crescimento pode ser atribuído em grande parte ao aumento da base de usuários, que passou de 63,2 milhões de assinantes no final de 2022 para 65,4 milhões no último trimestre.
A rede social LinkedIn, adquirida pela Microsoft em 2016, também teve um trimestre promissor, com um aumento de 8% na receita durante o período.
A divisão de busca e anúncios apresentou um aumento de receita de 10%. A integração com o ChatGPT pode ter contribuído para atrair mais usuários ao Bing. Porém, ainda é incerto se esse bom desempenho se manterá nos próximos meses.
O relatório financeiro completo pode ser encontrado no site da Microsoft. Vale lembrar que os números divulgados referem-se ao terceiro trimestre fiscal da empresa, que corresponde ao período encerrado em março de 2023.
Em resumo, apesar do desempenho abaixo do esperado das divisões de Windows e Xbox, a Microsoft conseguiu obter lucro significativo no primeiro trimestre de 2023, graças às áreas de serviços e nuvens, como Dynamics 365, Azure e Microsoft 365.
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