A Apple apresentou recentemente seus resultados financeiros para o quarto trimestre de 2022. Embora a receita da empresa fundada por Steve Jobs tenha alcançado US$ 117,2 bilhões, esse valor não superou as expectativas dos investidores para esse período do ano. As causas desse resultado são diversas, tais como: desaceleração do mercado de smartphones, o fechamento de fábricas na China e a inflação nos Estados Unidos.
Apesar disso, a Apple ainda tem motivos para se orgulhar em relação a outras gigantes tecnológicas. Nos três últimos meses do ano passado, a Maçã apresentou um lucro surpreendente de US$ 29,998 bilhões. A Amazon, por exemplo, registrou prejuízos ao longo de todo 2022 e no quarto trimestre teve lucro de apenas US$ 2,73 bilhões.
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Além disso, apesar da queda nas vendas de eletrônicos, nenhuma divisão da Apple apresentou resultados negativos. O mesmo não se pode dizer da Meta, por exemplo, cuja divisão Reality Labs, responsável pelo metaverso, continua dando prejuízos bilionários.
Motivos para o resultado abaixo do esperado
Encerrar um trimestre com uma receita de US$ 117,2 bilhões não é um mau resultado. Longe disso. No entanto, é importante destacar que o quarto trimestre é marcado pelo período natalino, época de alta nas vendas para a maioria das empresas. Em 2021, por exemplo, a Apple alcançou seu recorde de receita durante o quarto trimestre, totalizando US$ 123,9 bilhões.
A diferença de comportamento de consumo entre as épocas do ano, variando de país para país, justifica a comparação entre períodos equivalentes de anos diferentes. Ou seja, comparar o primeiro trimestre de 2022 com o primeiro trimestre de 2021, o segundo trimestre de 2022 com o segundo trimestre de 2021, e assim por diante.
A queda na receita da Apple durante o quarto trimestre de 2022 já era prevista. Em dezembro, notícias veiculadas na mídia indicavam que os fechamentos das fábricas na China e a política COVID Zero poderiam atrapalhar as vendas da Maçã. Some a isso o fato da inflação americana ter disparado e um medo de uma nova recessão ter deixado os americanos mais cautelosos na hora de gastar.
Baixo estoque de iPhones
A falta de estoque de iPhones é uma desvantagem para aqueles que desejam adquirir o dispositivo como presente de Natal. Com longas listas de espera, muitas pessoas acabam optando por outras opções de presente para chegar no dia 25 sem preocupações.
A fim de solucionar o problema de estoque nos anos seguintes, a Apple está ampliando sua capacidade de produção em outros países, dentre eles Índia e Vietnã. A previsão é que até 2025, 25% dos iPhones do mundo sejam fabricados na Índia.
Dessa forma, a Apple poderá contornar o problema da falta de estoque nos anos posteriores. De qualquer forma, a Maçã poderá recuperar essas vendas perdidas no começo do ano. Com o estoque de dispositivos mais abastecido, a Apple atrairá mais compradores, que poderão antecipar suas compras para outras datas festivas, como o Valentine’s Day, que ocorre em fevereiro.
Números da Apple no Q4 2022
O iPhone continua sendo o carro-chefe da Maçã, independente do período do ano. O iPhone foi o produto mais vendido da Apple nos últimos meses de 2022. O smartphone foi responsável por uma receita de US$ 65,78 bilhões. No entanto, este número representa uma diminuição de 8,17% no comparativo anual.
O iPad, por sua vez, registrou o maior aumento nas vendas. O tablet gerou uma receita de US$ 9,39 bilhões no período, representando um aumento de 29,66% em relação aos US$ 7,24 bilhões registrados no mesmo período do ano anterior. Algumas das razões para este sucesso podem ser a mudança no iPadOS 16, que é mais amigável para ações multitarefa, e a popularização do USB-C no dispositivo.
Em contrapartida, a linha Mac teve a maior queda entre todos os dispositivos. A receita relacionada aos computadores da Apple caiu de US$ 10,85 bilhões no Q4 2021 para US$ 7,73 bilhões no Q4 2022.
Similarmente, a venda de vestíveis, acessórios e dispositivos para o lar apresentou uma pequena queda. A receita passou de US$ 14,7 bilhões no Q4 2021 para US$ 13,48 bilhões no Q4 2022. Por fim, a divisão de serviços da Apple teve um crescimento, fechando o Q4 2022 com uma receita de US$ 20,76 bilhões, em comparação aos US$ 19,51 bilhões registrados no mesmo período do ano anterior.
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