O Reino Unido anunciou seus plano de desenvolver uma inteligência artificial nos moldes do que é o fenômeno ChatGPT. Segundo o primeiro-ministro britânico, Rishi Sunak, aproveitar o potencial da inteligência artificial oferece enormes oportunidades para crescer a economia, criar empregos melhor remuneradores e construir um futuro melhor por meio do avanço em saúde e segurança.
Até então, ao lado da China, que mantém uma comunicação mais sigilosa em relação aos seus planos nesse sentido, o Reino Unido é uma das poucas iniciativas governamentais divulgadas ao público sobre o interesse em desenvolver uma IA, corrida que também acontece no meio privado.
O Reino Unido confirmou a criação de um grupo de trabalho sobre inteligência artificial, além do investimento de 100 milhões de libras, o equivalente a US$ 118 milhões, ou R$ 635 milhões, em conversão direta. A meta é produzir uma IA que seja competitiva em nível global.
Você também deve ler!
Paixão nacional: Brasil está entre os maiores usuários do ChatGPT no mundo
Romênia nomeia inteligência artificial como assessora do governo
Além de uma alternativa em termos funcionais, segundo o Reino Unido, o objetivo é conseguir uma IA mais segura, comparado com aquelas oferecidas pelo setor privado. A equipe do projeto se reportará diretamente ao primeiro-ministro Rishi Sunak e à secretária de tecnologia, Michelle Donelan.
“Ao investir em tecnologias emergentes por meio de nossa nova força-tarefa especializada, podemos continuar liderando o desenvolvimento de inteligência artificial segura e confiável como parte da formação de uma economia mais inovadora no Reino Unido”, concluiu o primeiro-ministro.
Deixe seu comentário