Na última quinta-feira (26) a Razer lançou oficialmente o seu console portátil Razer Edge. O mais novo lançamento da Razer foi anunciado pela primeira vez em 2021. Ou seja, demorou bastante até que ele ficasse pronto para uso.
Mas ele já está disponível nos Estados Unidos pelo preço de US$ 399. O Razer Edge roda o sistema operacional Android, possui um processador da Qualcomm e tem ainda características que lembram o Nintendo Switch.
Leia também
Abxylute: console portátil roda Android e permite jogos na nuvem
AyaNeo Geek: este console portátil tem processador AMD e carcaça translúcida
Console portátil ou tablet gamer?
Eu tive uma certa dificuldade em encontrar uma categoria para o Razer Edge. O dispositivo tem o mesmo preço do Steam Deck, mas não chega a ser um concorrente do console portátil da Valve. Afinal de contas, o Steam Deck é um computador portátil e foi projetado para rodar jogos de PC. A solução da Razer, não.
O Razer Edge ainda tem características que remetem ao Nintendo Switch. É o caso do seu controle destacável Razer Kishi V2 Pro. Mas também não considero o Razer Edge como um concorrente direto do Nintendo Switch. O dispositivo da Razer pode ser considerado mais um tablet gamer do que um console portátil propriamente dito.
A Razer o chama de handheld console. Em tradução literal é algo como “console de mão”. De qualquer forma, é um formato que já foi bastante difundido e popularizado, principalmente pelo Nintendo Switch. Creio que a Razer lançou o produto no momento certo.
Especificações técnicas do Razer Edge
O Razer Edge é equipado com o inédito processador da Qualcomm Snapdragon G3x Gen 1. Assim como o console portátil/tablet gamer da Razer, o chip da Qualcomm também foi anunciado em 2021. Mas só agora estreia no mercado.
O principal diferencial desse processador é o seu foco para entregar o melhor desempenho em jogos. Inclusive, ele é otimizado para serviços de streaming de jogos, tais como o GeForce Now, Xbox Cloud Gaming e Steam Remote Play. E, logicamente, o dispositivo também é compatível com jogos para Android.
A tela do Razer Edge tem um tamanho de 6,8 polegadas, resolução Full HD+, painel AMOLED e taxa de atualização de 144 Hz. Neste primeiro momento a empresa só lançou o dispositivo na versão Wi-Fi. Mas em breve ela lançará um modelo com suporte a tecnologia 5G, já que fez uma parceria com a Verizon.
Eis o restante das especificações técnicas:
- 8 GB de memória RAM;
- 128 GB de armazenamento — expansível para até 2 TB com cartão microSD;
- Suporte para THX Spatial Audio (Wi-Fi) — Áudio Boomcloud360 (5G);
- Conexões Bluetooth 5.2, USB-C e entrada para fone de ouvido;
- Bateria de 5.000 mAh.
Para quem é o Razer Edge?
Essa é uma pergunta meio difícil de responder. Pelo preço dele, dá para adquirir um Steam Deck, que é muito mais poderoso e versátil. Mas se não faz muita questão de um Steam Deck, pode recorrer ao Nintendo Switch, que já é um console portátil bem estabelecido no mercado. Mas, se você está em busca de um tablet gamer com controles dedicados, aí pode ser que o Razer Edge faça sentido.
O problema é que qualquer smartphone topo de linha com uma tela de 6,8 polegadas faz a mesma coisa que o Razer Edge. Então você teria um smartphone compatível com jogos Android e ainda teria que comprar um Razer Edge para jogar… jogos Android. Não faz muito sentido para mim.
Mas como tem o selo da Razer, que é uma marca conceituada entre os gamers, pode ser que ele tenha algum apelo no mercado. E você? O que achou do Razer Edge?
Fonte: Razer
Deixe seu comentário