Raja Koduri, renomado engenheiro e executivo com passagem pela Apple e AMD, que, desde 2017, estava à frente do processo de restruturação para o retorno da Intel ao segmento de placas de vídeo, está deixando a companhia.
Em um post no twitter, respondendo elogios públicos do CEO da Intel, Pat Galsinger, Koduri, que também era vice-presidente executivo da Intel, agradeceu por muitas lembranças queridas e aprendizado incrível nos últimos 5 anos. Em declaração ao CRN, o executivo com origem indiana indicou seus próximos passos.
Após cogitar uma aposentadora, ele resolveu seguir na indústria, e parte para iniciar uma startup de IA generativa. A saída de Koduri faz parte de um plano de restruturação interno da Intel que vem enfrentando muitos problemas em relação a sua divisão de GPUs. Randhir Takur, que atuava como presidente da Intel Foundry Services, também está de saída.
Thank you Pat and @intel for many cherished memories and incredible learning over the past 5 years. Will be embarking on a new chapter in my life, doing a software startup as noted below. Will have more to share in coming weeks. https://t.co/8DcnNdso3r
— Raja Koduri (Bali Makaradhwaja) (@RajaXg) March 21, 2023
Sob a batuta de Koduri, a Intel consegiu por em curso a sua arquitetura Xe, base de GPUs voltadas ao segmento profissional e de consumo. Pelo menos neste momento, a Intel deve continuar o trabalho seguindo o que foi estabelecido pelo agora ex-chefe da divisão. Jeff McVeigh continuará atuando como chefe interino da equipe AXG (Accelerated Computing Systems and Graphics) enquanto busca um nome permanente.
No ano passado, em meio os rumores de que a Intel estaria abandonando sua nova investida no segmento de placas de vídeo, materializado com a linha Arc, Koduri negou, e disse que esses rumores apenas prejudicam aqueles que trabalham para levar essas placas ao mercado, e também nada ajuda a comunidade de PC.
Sem a figura de Koduri, personagem ímpar em todo o desenvolvimento dessa nova fase da Intel no segmento gráfico, fica díficil apontar qual será o caminho que a empresa pretende seguir. Pelo menos em termos de cronograma, a segunda geração de placas de vídeo Arc, batizada de Battlemage, está encaminhada, mas pode acontecer um atraso e um reposicionamento em termos de faixa de mercado que a empresa visa atingir.
Você também deve ler!
Estratégias da Intel estão fazendo AMD perder espaço no mercado de processadores
Consumo do Intel Xeon W9-3495X atinge quase 1900 W em overclocking extremo
Inicialmente, a expectativa é que essa nova geração fosse lançada entre o fim de 2023 e início de 2024. No entanto, segundo fontes do canal Moore’s Law Is Dead, o lançamento pode ocorrer apenas no segundo trimestre de 2024, e que até a suposta concorrência, em termos de desempenho, com a RTX 4080 deve ficar pra trás. A Intel estaria reposicionando essa linha para uma porção inferior.
Até mesmo a geração seguinte, Arc Celestial, que pode ser lançada no primeiro trimestre de 2026, deve ficar fora da briga no topo do pódio em termos de performance. O que fica evidente quando analisamos o tamanhho do die da GPU que poderia equipar essa linha em comparação com concorrentes da NVIDIA e AMD no mercado. A GPU da Arc Celestial teria 180 mm2. A NVIDIA RTX 4090 tem um die de 608 mm2 enquanto a GPU da RX 7900 XTX tem uma área de 529 mm2.
Deixe seu comentário