Está com saudade das placas de vídeo dual-GPU? A AMD anunciou uma nova opção que segue esses moldes, a Radeon Pro V340, que faz parte da série Radeon Pro, VGAs para uso profissional, e que que desde 2016 tomou o lugar das FirePro. A primeira placa dessa série foi a Radeon Pro SSG, que entrega uma solução bem diferente em termos de memória. Ao invés de GDDR ou HBM, a AMD implementou um SSD M.2 de 1 TB ligado na GPU por um barramento PCIe dedicado.
Como estamos tratando de um modelo profissional voltado para virtualização e computação em nuvem as especificações da Radeon Pro V340 são bem impactantes: dual-GPU Vega 10. Cada CPU conta com 56 Compute Units, 3584 Stream Processor, 256 unidades de textura (TMU) e 64 unidades de renderização (ROP). Cada GPU é equipada com 16 GB de memória HBM2 (totalizando impressionantes 32 GB) com suporte a ECC e taxa de transferência de 512 Gb/s.
AMD Radeon Pro V340 conta também com 2x conectores de alimentação PCI-E de 8 pinos, o consumo de energia do dispositivo é de 300 watts. O acelerador é equipado com um sistema de refrigeração passivo que consiste em radiadores separados para cada GPU. A placa suporta o MxGPU da AMD para a virtualização de hardware da GPU. Essa técnica compete com o GRID da NVIDIA e é suportada pela Citrix , VMware, entre outras.
A AMD diz que a Radeon Pro V340 pode suportar até 32 máquinas virtuais de 1 GB, o que significa em 33% mais capacidade que a Tesla P40, da NVIDIA. Há também um mecanismo integrado capaz de realizar a compactação independente de H.265 e H.264, diminuindo a carga sob a CPU.
Preço e disponibilidade
A Radeon Pro V340 estará disponível a partir do quatro trimestre de 2018. O preço não foi revelado