Já é de conhecimento público que GPUs integradas, ou seja, aquelas que já vem “embutidas” no processador, possuem desempenho bem inferior às GPUs dedicadas. Tudo normal e compreensível. No entanto, a AMD tem se destacado há algum tempo em gráficos integrados. E os benchmarks recentes confirmam isso.
A nova Radeon 890M, placa de vídeo integrada dos processadores Strix Point para notebooks, supera a GeForce GTX 1650 para desktop em vários jogos.
Leia também
Sinkclose: update que corrige brecha segurança não será disponibilizada para todas as CPUs afetadas, confirma AMD
Rumor: AMD deve encerrar linha RX 7000 para focar nas placas baseadas em RDNA 4
Graças à arquitetura RDNA 3.5, a Radeon 890M oferece desempenho que antes só víamos em GPUs para desktop. O canal AMD APU Gaming no YouTube mostrou que em Hellblade: Senua’s Sacrifice, a Radeon 890M teve um desempenho 10 FPS melhor que a GTX 1650 com configurações máximas em Full HD.
No jogo Cyberpunk 2077, a Radeon 890M foi 45% mais rápida que a concorrente em 1080p com as configurações no mínimo. E em Robocop, a Radeon 890M rodou com uma vantagem de 30 FPS com configurações baixas e escalonamento de imagem em 85%.
A Radeon 890M também se saiu bem em jogos como Forza Horizon 5, The First Descendant e Shadow of the Tomb Raider. No entanto, em Devil May Cry 5 e God of War, a iGPU dos novos processadores Strix Point da AMD teve um desempenho 5 a 10 FPS menor em alguns momentos.
É interessante observar o avanço significativo da AMD no território dos gráficos integrados. A empresa conseguiu atingir um patamar onde seus chips gráficos embutidos conseguem superar o desempenho de algumas placas de vídeo dedicadas, que são feitas especificamente para desktops e, muito frequentemente, consomem uma quantidade substancialmente maior de energia.
Essa solução é ideal para quem está montando um setup gamer pensando a longo prazo, permitindo investir em um bom processador que roda jogos favoritos sem precisar de uma GPU dedicada imediatamente.
Abaixo você confere o vídeo na íntegra com as duas placas gráficas:
Deixe seu comentário