Ontem (07) o Governo Federal, em parceria com a Caixa Econômica Federal, liberou o aplicativo e o site oficial para o cadastro, que, medidante a uma análise e aprovação, garante aos trabalhadores informais um auxilio de R$ 600, devido aos efeitos da pandemia do novo coronavírus (COVID-19) na economia. Infelizmente, cibercriminosos já estão se aproveitando do tema para repassar links falsos do processo de cadastro.
Isso é o que revela o Dfndr Lab, aboratório especializado em segurança digital da PSafe. A mensagem com um link que se passa por um meio para o cadastro do auxílio emergecial está sendo repassado pelo WhatsApp e outras redes sociais. Mais de 6,7 milhões de brasileiros já clicaram neste link.
“Para tornar o ataque mais verídico, alguns golpes se aproveitam de ações reais que grandes empresas e o governo estão realizando para enfrentar o Coronavírus, como a doação de álcool em gel e pagamento de benefícios à população. E a tendência é que o número de ataques e de vítimas aumente nos próximos dias, principalmente em decorrência do agravamento da situação do país neste momento de crise”, explica Emilio Simoni, diretor do Dfndr Lab.
Auxílio emergencial
Os links oficiais sobre o auxílio emergencial da Caixa Econômica Federal são os seguintes:
Aplicativo dispovível para Android e iOS
Aproveite para ler nosso artigo completo sobre como se cadastrar no programa de auxílio do Governo Federal.