A empresa de análise de mercado Jon Peddie Research lançou os números referentes ao segundo trimestre do mercado de GPUs para computadores pessoais.
Entre abril-junho, NVIDIA, AMD e Intel enviaram quase 13 milhões de processadores gráficos (GPU) para esse segmento, o que, embora seja superior aos resultados do primeiro trimestre, é inferior aos indicadores do mesmo período do ano passado.
Segundo a análise, no segundo trimestre de 2023 foram vendidas 6,48 milhões de placas de vídeo para PC. No mesmo período do ano passado foram computadas 10,37 milhões de unidades vendidas. Lembrando que, naquele momento, as placas estavam sendo disputadas por gamers e também por mineradores.
Em termos de liderança de mercado, a NVIDIA segue na dianteira, responsável por 80% de toda a remessa de placas dedicadas no último trimestre. A participação da AMD sofreu uma retração, caiu de 20% para 17% A Intel aparece na terceira posição, com 2%.
Ao olhar a quantidade de GPUs vendidas, independente se para uso integrado em processadores (iGPU), ou uso em placas dedicadas, a Intel foi responsável por 68%, das remessas, seguido pela NVIDIA com 18% e a AMD com 14%. Somente no recorte de iGPU, a Intel é responsável por 84% de participação de mercado, enquanto a AMD representa 16%.
No segmento de núcleos de vídeo para notebooks, a quota de mercado da NVIDIA é de 94%. Intel e AMD respondem por 3% cada. No total, mais de seis milhões de GPUs para notebooks foram vendidas no último trimestre.
Deixe seu comentário