O Qualcomm 212 LTE IoT Modem é a nova aposta da gigante mundialmente conhecida pelos processadores da família Snapdragon para o mercado de dispositivos IoT. O Qualcomm 212 LTE IoT Modem mede 1 cm por 1 cm e é voltado para pequenos dispositivos IoT com foco na economia de energia. A Qualcomm fala em sensores utilizados na agricultura, indústria ou remessa de encomendas que não estão conectados à rede elétrica. O modem requer 2,2 volts em uso e menos de um micro-amp (uA)no modo de suspensão.
O pequeno chip obtém seu poder de computação a partir de um design baseado no Arm Cortex M3. O dispositivo suporta o protocolo NB2, desenvolvido especialmente para comunicação IoT. O próprio modem se conecta como o nome sugere à rede LTE. O modem pode lidar com frequências de RF de 700 MHz a 2,1 GHz, o que deve permitir roaming global.
O modem IoT é adequado para dispositivos que enviam dados apenas ocasionalmente. A Qualcomm também vê seu modem sendo usado em ambientes de baixo consumo de energia, onde o sensor deve funcionar por dez a quinze anos, como no interior de edifícios. Além do hardware, a Qualcomm também lança um SDK para desenvolvedores. Isso deve oferecer suporte aos construtores de software na implementação de seu próprio código no processador interno. A Qualcomm está trabalhando em suporte adicional por meio do Microsoft Azure IoT SDK.