No evento anual Snapdragon Summit da Qualcomm, que ocorreu na última terça-feira, a empresa líder em tecnologia revelou seu mais recente avanço na indústria de dispositivos móveis: o chipset Snapdragon 8 Gen 3.
Este novo lançamento da Qualcomm traz uma série de inovações impressionantes que prometem elevar o desempenho, a eficiência e a qualidade da experiência do usuário em dispositivos móveis.
Leia também:
OnePlus Open é o primeiro dobrável da empresa e vem com Snapdragon 8 gen 2
Qualcomm lança novo chip Snapdragon 7s Gen 2 para celulares intermediários
Adição de inteligência artificial no Snapdragon 8 Gen 3
O novo chip da empresa traz uma nova arquitetura de CPU de 64-bits e 4 nanômetros, que é formada por 1 núcleo principal de até 3,3 Ghz, 2 núcleos de eficiência de até 2,3 Ghz e 5 núcleos de performance de até 3,2 Ghz.
Uma das características mais notáveis do Snapdragon 8 Gen 3 é a introdução da inteligência artificial generativa em dispositivos. Este avanço se assemelha ao Tensor G3 do Google e promete revolucionar a maneira como interagimos com nossos dispositivos móveis.
Graças a essa capacidade, o chipset oferece suporte a modelos de IA generativa multimodais e apresenta o que a Qualcomm afirma ser o sistema de Difusão Estável mais rápido do mundo, capaz de gerar uma imagem em menos de um segundo.
Na prática, isso significa que agora será possível criar fundos e imagens para postagens nas redes sociais com mais velocidade.
O aspecto mais notável desse desenvolvimento é que as solicitações de IA generativa são processadas no próprio dispositivo, garantindo a privacidade do usuário. Além disso, a Qualcomm apresenta um assistente de IA baseado no modelo de aprendizado de linguagem Llama 2 da Meta, que permite o uso seguro de dados pessoais para fornecer respostas mais personalizadas.
O Snapdragon 8 Gen 3 também traz aprimoramentos substanciais em termos de desempenho. O Qualcomm Sensing Hub, que alimenta esses recursos, proporciona um aumento de desempenho de IA de até 3,5 vezes em comparação com o modelo de chip móvel anterior da empresa.
A GPU Adreno, por sua vez, oferece um aumento de desempenho de 25% e uma eficiência energética 25% maior, com um impressionante aumento de 40% na capacidade de rastreamento de raios.
Há ainda um salto de 98% em velocidade na NPU Hexagon em comparação com o 8 Gen 2, e um total de 10% na economia de energia geral.
Mais capacidades na hora de tirar foto e gravar vídeos
A capacidade de processamento de imagem e edição também recebeu uma grande melhoria. Com o Snapdragon 8 Gen 3, é possível remover pessoas e objetos de vídeos com um simples toque.
Entre os destaques das melhorias nessa área estão:
- Possibilidade de editar fotos e vídeos através de comando de voz graças ao ISP Cognitivo
- Melhorar e otimizar diferentes partes de uma foto em até 12 camadas, tanto as capturadas pela câmera traseira quanto pela frontal
- Recurso de Expansão de Foto que permite que uma foto possa ter suas bordas ampliadas através de IA, semelhante à ferramenta de Preenchimento Generativo da Adobe
- Modo Vlogger’s View que permite filmar e compartilhar vídeos gravados com as câmeras traseira e frontal ao mesmo tempo. Nesse modo é possível filmar o que você está vendo e também sua reação simultaneamente.
- Suporte para câmeras de até 200 MP
- Utilização da IA para determinar foco automático, exposição e balanço de branco
- Suporte para gravações de vídeos em até 8K
Além disso, para melhorar a qualidade das fotos e vídeos, a Qualcomm revelou que a tecnologia Dolby HDR está presente, oferecendo uma gama mais completa de cores, tons e sombras.
Ainda dá para adicionar um selo criptográfico da Truepic a suas fotos para comprovar que ela realmente foi tirada por você e é uma foto verdadeira ao invés de uma imagem criada por IA.
Melhorias também para jogos
Para os entusiastas de jogos, a Qualcomm preparou uma série de melhorias notáveis no Snapdragon 8 Gen 3. Ele oferece suporte para o Unreal Engine 5.2 e é o primeiro chipset móvel a apresentar rastreamento de raios acelerado por hardware com iluminação global, proporcionando uma experiência de jogo mais imersiva.
O Adreno Frame Motion Engine 2.0 chega com a capacidade de dobrar as taxas de quadros sem comprometer o consumo de energia, ou seja, mantendo o mesmo consumo do chip anterior. Isso significa que é possível jogar a até 240 fps em um monitor externo de 240 Hz conectado a um dispositivo com o novo Snapdragon 8 Gen 3.
Além disso, o Snapdragon Game Super Resolution (que está sendo disponibilizado em código aberto) é uma resposta da Qualcomm à tecnologia de aumento de escala, prometendo rodar jogos em até 8K em monitores compatíveis, proporcionando uma qualidade de imagem excepcional.
A empresa também destaca a sincronização milimétrica do áudio do jogo e áudio sem perdas mesmo com movimentos entre ambientes, graças ao sistema de Tecnologia de Rede Pessoal Expandida. A empresa revelou que o chip consegue suportar músicas a 96 kHz de 24 bits através de Bluetooth sem perdas.
No campo da conectividade, a Qualcomm utiliza a aceleração de hardware de IA no X75 Modem-RF System, o que melhora significativamente as velocidades 5G, a cobertura e a precisão da localização. O suporte ao Wi-Fi 7 também oferece uma conectividade mais rápida e confiável.
Sobre o carregamento, o chipset tem suporte para o Quick Charge 5, aceitando carregadores acima dos 100 watts. Para memórias, ele é compatível com os modelos LPDDR5X de até 4800 MHz e até um total de 24 GB. Para armazenamento, será possível usar memórias UFS 4.0 de maior velocidade.
Disponibilidade
O novo Snapdragon 8 Gen 3 da Qualcomm representa um salto significativo no desempenho, na eficiência e na capacidade de inteligência artificial em dispositivos móveis. Com recursos inovadores, como IA generativa em dispositivo, melhorias substanciais em jogos e processamento de imagem de ponta, a Qualcomm continua a liderar o mercado de tecnologia móvel.
De acordo com a Qualcomm, ele não vai demorar muito para começar a surgir no mercado, já que produtos de fabricantes renomados como Sony, ASUS, OnePlus, Oppo, Vivo, Xiaomi, Honor e ZTE equipados com o Snapdragon 8 Gen 3 já começarão a aparecer nas próximas semanas.
Fonte: engadget
Deixe seu comentário