Qualcomm anuncia o novo chip Snapdragon 8 Gen 2; veja as novidades

Nesta terça-feira (15) a Qualcomm apresentou o seu novo processador top de linha. Trata-se do Snapdragon 8 Gen 2. Dentre os principais recursos anunciados, estão melhorias nas funções de inteligência artificial, melhorias na captura de áudio e vídeo e também suporte ao Wi-Fi 7. Até o final do ano devemos ver os primeiros celulares equipados com o novo processador chegando ao mercado.

Leia também
Como saber se o processador é compatível com a placa-mãe?
Como saber se o seu processador queimou?

Melhorias em inteligência artificial

Vamos começar destacando as melhorias no tocante à inteligência artificial. Os chips Snapdragon possuem um núcleo dedicado à inteligência artificial. É o processador Hexagon. Segundo a Qualcomm, esse componente agora está 4,35 vezes mais rápido que a geração anterior.

Além disso, o chip está com uma eficiência energética 60% maior. Isso foi alcançado graças à troca do formato FP32 para o formato INT4. Já o chip responsável pelos sensores dos smartphones, o Sensing Hub, agora tem o auxílio de um processador de IA duplo. Devido a essa otimização, os celulares equipados com o Snapdragon 8 Gen 2 poderão ser ativados com palavras personalizadas.

Snapdragon 8 Gen 2

E agora vamos entrar em um tópico um tanto quanto polêmico. Segundo a Qualcomm, o processador do sensor de imagens (ISP) do Snapdragon 8 Gen 2 também terá inteligência artificial. O resultado disso é que os próximos smartphones topo de linha ficarão com as câmeras sempre ativadas. Uma utilidade para essa feature seria a possibilidade de ler QR Codes sem precisar desbloquear o aparelho e abrir o app de câmera.

Mas ter câmeras sempre ativas no smartphone, pelo menos no meu ponto de vista, é um grande risco para a privacidade. Por falar nisso, o novo processador da Qualcomm usará a inteligência artificial para desligar a tela automaticamente caso identifique um rosto estranho tentando dar aquela espiadinha.

Precisamos ver como estes recursos funcionarão na prática…

Melhorias no quesito fotografia

qihZRW3NVvw5pSYfxnoBB8.jpg?fit=scale&fm=pjpg&h=432&ixlib=php 3.3

A fotografia computacional também recebeu melhorias no Snapdragon 8 Gen 2. De acordo com a Qualcomm, o novo chip é capaz de fazer a segmentação semântica mais rapidamente. Mas o que isso significa?

Significa que o ISP reconhecerá mais rápido os elementos das imagens. Por exemplo, se você tirar uma foto de uma praia, o ISP identificará mais rapidamente o que é céu, o que é mar e o que é areia. No caso de rostos de pessoas, ele saberá o que é pele, olhos, cabelo, boca, etc.

O resultado disso, na prática, é que o pós-processamento das imagens ficará mais fácil. Identificar cada elemento previamente possibilita ao chip ajustar os parâmetros adequados para cada região da imagem. Outra vantagem é que o modo cinematográfico em vídeos será mais otimizado.

No entanto, no quesito resolução, não houve mudanças em relação ao Snapdragon 8 Gen 1. Ou seja, o novo processador da Qualcomm dá suporte a fotos de 200 megapixels e filmagens em até 8K com HDR e 60 frames por segundo.

Melhorias na CPU e GPU

OgwdjNq.jpg?fit=scale&fm=pjpg&h=486&ixlib=php 3.3

Com respeito à CPU e GPU do Snapdragon 8 Gen 2, houve avanços relevantes. Por exemplo, a CPU Kryo agora está com uma eficiência energética 40% superior à geração passada.

O chip continua a ser produzido usando o processo de litografia de 4 nanômetros da TSMC. O Snapdragon 8 Gen 2 continua com oito núcleos de processamento. Mas houve um rearranjo entre eles.

No chip da geração passada, ou seja, o Snapdragon 8 Gen 1, havia um núcleo mais poderoso, três núcleos para tarefas pesadas e quatro núcleos para tarefas básicas. No Snapdragon 8 Gen 2 a Qualcomm trocou um dos núcleos mais fracos por um núcleo para tarefas pesadas. Assim o chip está com um desempenho maior.

O novo chip gráfico Adreno, por sua vez, está 25% mais rápido que a geração anterior. Além disso, ele tem suporte ao Vulkan 1.3 e traz melhorias no ray tracing. A nova GPU Adreno tem suporte otimizado ao motor gráfico Unreal Engine 5 Metahumans Framework. Ele é responsável por criar personagens humanos mais realistas.

Melhorias na conectividade e som

Snapdragon 8 Gen 2 Chip Cases.jpeg?fit=scale&fm=pjpg&h=520&ixlib=php 3.3

Outros fatores importantes incluem conectividade e sistema de áudio. O Snapdragon 8 Gen 2 traz o modem X70 5G. Ele consegue suportar dois SIM Cards 5G sempre ativos. Além disso, a Qualcomm incluiu o sistema FastConnect 7800. Esse sistema dá suporte ao Wi-Fi 7 e ao Bluetooth de conexão dupla.

Mas como o novo chip dá suporte ao Wi-Fi 7 se ele nem foi lançado ainda? É verdade, o padrão Wi-Fi 7 ainda está em desenvolvimento. Mas o Snapdragon 8 Gen 2 já inclui alguns recursos que estarão presentes no padrão. Alguns exemplos são a conexão multilink simultânea e o suporte aos canais de 240 MHz e 320 MHz na faixa de 6 GHz.

No quesito áudio, o Snapdragon 8 Gen 2 tem suporte a arquivos lossless de 48 KHz e também suporte a áudio espacial dinâmico com rastreamento de cabeça. A latência será de apenas 48 ms.

Quando estará disponível?

Os primeiros smartphones equipados com o Snapdragon 8 Gen 2 deverão chegar ao mercado ainda em 2022. Mas não há uma data certa ainda.

Segundo a Qualcomm, marcas como Xiaomi, Motorola, ASUS e Oppo já estão entre as empresas que estão trabalhando com o novo processador. No mercado internacional, fabricantes como Honor, OnePlus, Sharp, Sony e ZTE também estão se planejando para lançar seus novos celulares com o novo chip da Qualcomm.

Postado por
Cearense. 37 anos. Apaixonado por tecnologia desde que usou um computador pela primeira vez, em um hoje jurássico Windows 95. Além de tech, também curto filmes, séries e jogos.
Siga em:
Compartilhe
Deixe seu comentário
Img de rastreio
Localize algo no site!