Qualcomm anuncia novos processadores para consoles portáteis

Qualcomm anuncia novos processadores para consoles portáteis

Os consoles portáteis estão se tornando cada vez mais populares, principalmente agora que muitas empresas estão lançando novos modelos no mercado. E, claro, para um bom funcionamento eles precisam de um bom chipset, e é aí que entra a Qualcomm e seus mais novos modelos dedicados a esse tipo de aparelho.

A empresa acaba de anunciar a segunda geração da linha Snapdragon G, que é focada para dispositivos portáteis. São 3 novos modelos ao total, sendo eles uma atualização do G3x voltado para aparelhos premiums, além dos modelos G1 e G2 que são indicado para modelos mais básicos e que são focados em jogos via streaming.

Leia também:

Anbemic anuncia novo console portátil retrô que roda jogos de PS2, WII, PSP, N64, SNES e mais
Steam Deck vs. ROG Ally: quem ganha essa batalha de consoles portáteis?

Nova família agora conta com 3 modelos

consoles portáteis

Antes a Qualcomm tinha apenas um chipset na linha, mas agora com a chegada de outras opções ela se torna de fato uma família, com opções diversas a depender da prioridade e do tipo de console portátil. Os novos processadores da família Snapdragon G agora segue o mesmo passo da família principal para smartphones, com diferentes níveis de performance e de preço.

Eles agora serão divididos em 3 séries. A primeira é a série G3, que é focada nos aparelhos tops de linha, com os melhores recursos. A segunda é a G2, focada para os aparelhos intermediários, para trazer bom desempenho em jogos mobile. E a terceira é a séries G1, focada para aparelhos básicos e principalmente que rodam jogos através da nuvem ou de PCs.

Mithun Chandrasekhar, diretor sênior de gerenciamento de produtos da Qualcomm, disse que:

“Dispositivos portáteis dedicados para jogos são a melhor maneira de experimentar jogos móveis. Mas os jogadores querem poder jogar todos os seus jogos favoritos em vários dispositivos e ecossistemas, seja no console, no PC ou em um serviço de nuvem. Os dispositivos com tecnologia Snapdragon G Series serão o melhor lugar para os jogadores jogarem seus títulos favoritos, oferecendo-lhes a capacidade de escolher entre nuvem, console, Android ou PC enquanto estão em trânsito.”

Conheça um pouco mais sobre cada um dos novos modelos.

Snapdragon G3x Gen 2 para consoles portáteis premium

consoles portáteis

O Snapdragon G3x Gen 2 é o mais poderoso da família e vem para tomar a frente das soluções premium para esse ano e ano que vem. Ele é uma atualização do G3x Gen 1 e por isso traz diversas melhorias em relação ao antecessor que foi usado no Razer Edge, como já era de se esperar.

Embora a empresa não tenha dado muitos detalhes técnicos, é possível já saber que ele virá com uma CPU de 8 núcleos, e junto a um GPU Adreno A32. Com isso, a Qualcomm afirmou que o novo chipset terá 30% em ganhos de CPU e 2 a 3 vezes no de GPU se comparado a geração anterior.

Ele é ainda compatível com ray tracing e tethering em óculos de realidade virtual.

Dessa forma, o novo Snapdragon G3x Gen 2 é o equivalente ao Snapdragon 8 Gen 2 em termos de desempenho, só que para consoles portáteis e não para smartphones. Isso é uma grande coisa porque mostra o quanto o chipset para smartphones é mesmo poderoso, se pode ser equiparado com um chipset feito especialmente para rodar jogos em um console.

snapdragon g3x gen2

Porém, mesmo equiparados, a solução para consoles ainda precisa ter algumas vantagens para dar conta do recado. Um exemplo disso é que, comparado ao 8 Gen 2, o G3x Gen 2 tem 60% a mais de estabilidade, principalmente porque ele conta com refrigeração ativa com a ajuda de ventoinhas.

A Qualcomm também mostrou um dispositivo de referência, que vai servir justamente para mostrar os recursos possíveis no uso do novo chip premium da empresa, assim como também ajudar as fabricantes na hora de desenvolver seus próprios produtos para garantir que eles também poderão usufruir de todos esses recursos.

O aparelho em questão conta com 12 GB de memória RAM LPDDR5X-4200 e 256 GB de armazenamento UFS 4.0. Sua tela é AMOLED de 6,8 polegadas e oferece taxa de atualização de 144 Hz. Além disso, ele também é compatível com conexões Wi-Fi 7 e 5g mmWave, tem entrada para fone de ouvido com fio no conector P2 e som estéreo.

consoles portáteis

Sua bateria é de 6.000mAh com carregamento rápido via Quick Charge 5, duas câmeras Full HD, motores de vibração e um sistema de refrigeração bem robusto, capaz de manter o chipset operando na faixa de 15 W (em comparação, o 8 Gen 2 geralmente fica na faixa de 5 a 7 W).

Especificações do G3x Gen 1:

  • GPU: GPU Adreno A32
  • CPU: CPU Kryo (8 núcleos)
  • Velocidade máxima de download: até 10 Gbps (5G)
  • Modem-RF: largura de banda de 300 MHz (sub-6 GHz)
  • mmWave sub-6GHz
  • Wi-Fi 7
  • Velocidade máxima: 5,8 Gbps
  • Tecnologia de conexão: Bluetooth 5.3
  • USB-C
  • Suporte para câmera dupla: MFNR, ZSL, 30 FPS
  • Resolução máxima suportada: FHD+ até 144 FPS

Snapdragon G2 e G1 são focados em aparelho mais básicos

consoles portáteis

A Qualcomm também apresentou seus chipsets para consoles portáteis mais básico e focados em acessibilidade. São eles o Snapdragon G2 Gen 1 e Snapdragon G1 Gen 1. Nesse caso a empresa deu ainda menos detalhes técnicos.

O que se sabe até agora é que ambos contam com CPUs de 8 núcleos e para o G2 ele vem acompanhado com a GPU Adreno A21 e para o G1 a GPU Adreno 11. Com isso, eles têm algumas diferenças de especificações entre eles, principalmente em termos de conectividade.

O Snapdragon G2 Gen 1 é voltado para aparelhos intermediários, então é mais poderoso do que o G1 em comparação. Ele terá suporte para consoles com telas Full HD+ que contem com taxa de atualização de até 144 Hz. Além disso também será compatível com conexões Wi-Fi 6E, 5G mmWave e Bluetooth 5.0. Seu desempenho é equivalente ao Snapdragon 778G para smartphones, que oferece um desempenho bom para diversos jogos mobile.

Especificações do G2 Gen 1:

  • GPU: GPU Adreno A21
  • CPU: CPU Kryo
  • Modem: Snapdragon X62 5G
  • mmWave sub-6GHz
  • WiFi/Bluetooth: Qualcomm Fast Connect 6700
  • Padrão Wi-Fi: 802.11ax 2×2
  • Wi-Fi 6/6E
  • Tecnologia de conexão: Bluetooth 5
  • USB: USB-C
  • Captura de vídeo: 4K 30 FPS
  • Resolução máxima suportada: FHD+ até 144 FPS

O Snapdrago G1 Gen 1 é o mais básico de todos, e embora também seja compatível com telas Full HD+, ele tem limite para taxa de atualização de até 60 Hz. Além disso, as conexões compatíveis são Wi-Fi 5 e Bluetooth 5.0. A empresa não revelou se ele terá suporte para redes móveis, mas fica claro que para a 5G não, ou seria dito. Ainda assim é um processador voltado para aparelhos que focam nos jogos em streaming, como é o caso do Logitech G Cloud, por exemplo.

Especificações do G1 Gen 1:

  • GPU: GPU Adreno A11
  • CPU: CPU Kryo (8 núcleos)
  • Suporte a Wi-Fi 5
  • Padrão Wi-Fi: 802.11ac
  • Bluetooth 5
  • USB-C
  • Reprodução de vídeo: 1080p a 60 FPS
  • Resolução máxima suportada: HD (1080p) a 60 FPS

Chegada de consoles portáteis com os novos chips

A Qualcomm não revelou quando e quais são os consoles portáteis que vão contar com seus novos processadores e, por isso, não tem como saber quando eles serão lançados no mercado. Porém, no seu comunicado, a empresa já revelou que algumas fabricantes parceiras já confirmaram que vão lançar suas soluções com os novos chipsets, e entre elas estão a Huaqin, Inventec, Thundercomm e a AYANEO, que ficou conhecida justamente pelos seus últimos lançamentos de consoles portáteis.

https://twitter.com/AYANEO__/status/1694362314416558373?ref_src=twsrc%5Etfw%7Ctwcamp%5Etweetembed%7Ctwterm%5E1694362314416558373%7Ctwgr%5E%7Ctwcon%5Es1_&ref_url=about%3Asrcdoc

Fonte: Qualcomm

Sobre o Autor

Avatar de Larissa Ximenes
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X