Taki Udon, conhecido pelo projeto MiSTer Pi, anunciou o lançamento do que está sendo considerado o primeiro console de jogos FPGA acessível do mundo. Com codinome de SS One, a novidade foi revelada em uma publicação no X e promete oferecer uma experiência de jogo nostálgica, mas moderna, aos fãs de todo o mundo, com inspiração no clássico PlayStation One, conhecido também como a versão “baby” do PS1.
The world’s first affordable FPGA gaming console. Inspired by the PS one. Supports PS1 games, memory cards, and controllers. Analog/Digital output. NFC/WiFi/BT. MiSTer FPGA compatible. Disc support not pictured.
Pricing starts at $149 for founders and friends. pic.twitter.com/mjFMm4Gcc5
— Taki Udon (@TakiUdon_) January 9, 2025
Design e funcionalidade: retrô com um toque de modernidade
Ainda sem nome definido, o console destaca-se pela compatibilidade com jogos, cartões de memória e controles do PS1, garantindo que os jogadores possam reviver suas coleções clássicas com a sensação autêntica de hardware. O produto tem como objetivo tornar a tecnologia FPGA mais acessível ao público. O design inclui saídas analógicas e digitais, além de conectividade NFC, Wi-Fi e Bluetooth, ampliando sua versatilidade.
Recursos e Conectividade: Uma Experiência Completa para os Gamers
O console conta com dois portos para controle PSX e dois portos para cartão de memória PSX, permitindo uma jogabilidade original do PlayStation One, com suporte para controles e funcionalidade de salvar. Para experiências interativas adicionais, há uma porta YC para o uso de pistolas de luz.
A necessidade de armazenamento moderno é atendida com um slot Micro SD, enquanto a conectividade é expandida por três portas USB Type A para acessórios ou armazenamento adicional, e uma porta Type C exclusiva para alimentação.
A versatilidade na exibição de imagens é garantida por saídas HDMI, DIN10, VGA, Component e Composite, atendendo tanto a configurações modernas quanto vintage. A conectividade com a internet é feita através de uma porta Ethernet, e as opções de áudio incluem uma saída de áudio analógico de 3,5 mm para sistemas de som tradicionais e TOSLINK para áudio digital, oferecendo uma configuração completa para experiências de jogo retro e contemporâneas.
Compatibilidade com MiSTer FPGA: Uma Nova Era de Emulação
Um dos aspectos mais notáveis deste console é a compatibilidade com o sistema MiSTer FPGA, que possui um público dedicado devido à sua alta precisão em emular diversas plataformas de jogos. Essa compatibilidade promete não apenas uma reprodução quase perfeita de jogos, mas também a possibilidade de jogar títulos de outros sistemas além do PS1, como o Sega Saturn.
Preço?
Segundo Udon, o projeto deve ter sair por menos de US$ 225. A “edição de fundador” do sistema terá um desconto considerável, saindo por US$ 149.