PS5 Pro provavelmente não terá recurso nativo de geração de quadros por IA

PS5 Pro provavelmente não terá recurso nativo de geração de quadros por IA

O PlayStation 5 Pro, ou apenas PS5 Pro, está muito perto do seu lançamento, e cada dia mais desde o anúncio da empresa vamos descobrindo mais detalhes sobre o novo console da Sony.

Atualmente a novidade é que o PS5 Pro não vai contar com uma tecnologia nativa de geração de quadros movida por IA (inteligência artificial), como a que pode ser vista na NVIDIA DLSS 3 Frame Generation. Isso acontece devido a uma série de fatores, incluindo o tempo de desenvolvimento.

Leia também:

PS5 Pro tem preço confirmado no Brasil
Edição especial do PS5 Pro, em comemoração aos 30 anos de PlayStation, não será lançado no Brasil

Timing não bateu com a evolução da tecnologia

PS5 Pro

Segundo especialistas da Digital Foundry, o principal motivo para a ausência dessa tecnologia no PlayStation 5 Pro está relacionado diretamente ao tempo. Uma vez que o console já vem sendo desenvolvido há alguns anos, na época que a Sony começou a trabalhar no chip que alimenta o console, essa tecnologia de geração de quadros baseada em IA, como a da NVIDIA, ainda não existia ou estava nos seus primeiros passos.

Ou seja, no começo do projeto do PS5 Pro, esse tipo de inovação ainda não fazia parte das soluções viáveis para o console.

Outro fator muito importante, além desse tempo, é que para que esse tipo de tecnologia de geração de quadros com IA realmente funcione de forma eficiente, é preciso ter mais do que apenas um hardware que seja dedicado ao aprendizado de máquina.

Ele dão o exemplo da NVIDIA, onde a a eficácia do DLSS 3 não está apenas no uso de IA, mas na combinação de algoritmos avançados que trabalham em conjunto para gerar quadros adicionais, melhorando a fluidez do jogo sem comprometer a qualidade visual.

PS5 Pro parece ter focado mais na qualidade de imagem

PS5 Pro pssr

Os especialistas no vídeo também revelaram que a escolha pode ter sido questão de prioridade por parte da Sony. A empresa parece ter focado mais em melhorar a qualidade da imagem nos jogos com a técnica de upscaling ao invés de priorizar a geração de quadros adicionais.

Por isso um dos grandes focos do PS5 Pro é justamente a tecnologia PlayStation Spectral Super Resolution (PSSR), que tem como objetivo aprimorar a qualidade visual dos jogos, o que pode ser mais relevante para a experiência geral do jogador do que o aumento puro de desempenho em termos de quadros por segundo (FPS).

Isso não quer dizer que o desempenho dos jogos tenha sido um fator ignorado no desenvolvimento do novo console, apenas que a qualidade de imagem teve um peso maior durante o processo de design do PS5 Pro. A ideia é oferecer uma experiência mais cinematográfica e imersiva, mantendo a resolução e a fidelidade visual o mais altas possível. Confira o vídeo na íntegra:

AMD FSR 3 deverá ser a resposta para a geração de quadros

Mesmo que o PS5 Pro não conte com uma solução nativa para a geração de quadros movida por IA, o console ainda conta com a opção do uso da AMD FSR 3 (FidelityFX Super Resolution) que pode preencher essa lacuna.

Essa tecnologia de upscaling, que também oferece geração de quadros, pode ser implementada no console e funciona em conjunto com o PSSR. Isso garante um equilíbrio entre qualidade de imagem e desempenho, sem depender exclusivamente de uma solução proprietária de IA.

Ainda assim, mesmo com essa falta de uma tecnologia robusta de geração de quadros via IA no PS5 Pro, não dá para negar que o lançamento do novo console ainda marca um início de uma jornada da Sony no uso de hardware de aprendizado de máquina. Ou seja, é muito provável que a empresa esteja investindo em inovações que vão se tornar mais presentes nos próximos anos.

Com base no que aconteceu com a renderização checkerboard no PlayStation 4 Pro, que foi um divisor de águas para a resolução de jogos, podemos esperar que o uso de IA para upscaling e melhorias gráficas no PS5 Pro seja apenas o ponto de partida.

Para ver essa tecnologia evoluir de um ponto de vista prática, será preciso esperar que ela apareça principalmente nos futuros jogos, que já serão desenvolvidos com a PlayStation Spectral Super Resolution em mente para aproveitar ao máximo os avanços em IA e criar mundos ainda mais detalhados e realistas.

Fonte: wcctech

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X