O Procon Carioca, órgão vinculado à Secretaria Especial de Cidadania da Prefeitura do Rio de Janeiro, emitiu uma notificação ao Banco Bradesco, solicitando esclarecimentos sobre uma instabilidade no sistema bancário que afetou diversos consumidores na segunda-feira, dia 27 de novembro.
O incidente resultou em créditos e débitos repentinos nas contas dos usuários, levando alguns a enfrentar a situação desagradável de terem suas contas negativadas. A resposta do Bradesco apontou para um problema no processamento noturno que afetou um grupo reduzido de clientes e assegurou que a situação seria regularizada em breve.
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Perguntas-chave do Procon para o Bradesco
O Instituto Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor revelou que a preocupação e solicitação de esclarecimentos adicionais por parte do Bradesco vem do fato de que os serviços bancários são bastante essenciais na vida cotidiana dos consumidores, e existe por isso um dever de continuidade na prestação desse tipo de serviço.
O Procon Carioca também destacou algumas questões consideradas essenciais que podem ajudar a entender o que causou a falha no sistema, assim como ter uma previsão para regularização, entender qual será o impacto nos dados dos consumidores, quais serão as providências tomadas em relação aos valores alterados nas contas e as medidas adotadas para minimizar os danos experimentados pelos consumidores impossibilitados de utilizar os serviços do banco.
Dessa forma, o Bradesco terá que esclarecer detalhadamente o que causou a instabilidade no sistema bancário que resultou em créditos e débitos inesperados nas contas dos clientes. Para isso eles destacaram algumas questões principais no processo. São elas:
- Previsão de Regularização: Os consumidores afetados têm o direito de saber quando a situação será completamente regularizada para evitar transtornos financeiros contínuos.
- Impacto nos Dados dos Consumidores: É fundamental entender se os dados dos consumidores foram comprometidos durante esse incidente, considerando a sensibilidade das informações bancárias.
- Providências para Consumidores Afetados: Quais procedimentos foram adotados pelo Bradesco em relação aos consumidores que tiveram seus valores alterados nas contas? Como a empresa está lidando com eventuais reclamações e ressarcimentos?
- Medidas para Reduzir Danos: Quais iniciativas foram implementadas pelo banco para reduzir os danos experimentados pelos consumidores que foram impedidos de utilizar os serviços bancários devido a essa instabilidade?
- Compromisso do Procon Carioca: O diretor-executivo do instituto, Igor Costa, reforça a importância de garantir que as empresas respeitem as diretrizes do Código de Defesa do Consumidor. Ele destaca o compromisso contínuo do Procon Carioca em assegurar que os cidadãos tenham os esclarecimentos necessários e que seus direitos sejam resguardados.
Assim, é importante que o Bradesco traga respostas transparentes e soluções eficazes para resolver essa situação. Igor Costa, que é diretor-executivo do Procon, revelou que esse tipo de procedimento é importante para garantir que as empresas respeitem o Código de Defesa do Consumidor e suas leis.
“O Procon Carioca segue atento para que o cidadão tenha os devidos esclarecimentos e que tenha seus direitos resguardados. Quaisquer dúvidas, basta procurar nossa equipe via canais de atendimento”
Os consumidores deverão contar com a restauração integral de seus direitos financeiros.
Fonte: prefeitura.rio
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