Seguindo os passos do Procon de Fortaleza que já começou a se movimentar em relação a toda essa polêmica da franquia de dados para internet fixa, ameaçando multar as operadoras que aplicarem a franquia na capital cearense, o Procon do Rio de Janeiro notificou nesta sexta-feira (15), a Claro, Oi, e Vivo, para que haja explicações sobre como irá funcionar esse método de cobrança via franquia de dados.
Senado convoca audiência pública para debater a polêmica da franquia de dados para internet fixa
As operadoras terão até 15 dias úteis para se pronunciar sobre o tema, mencionando inclusive como serão as formas de cobrança e se os planos dos clientes serão afetados com esse limite. O Procon também quer saber se o cliente poderá acompanhar o consumo de dados e quanto resta para o fim da franquia. Vale lembrar que uma das regras que a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) exige das operadoras para aplicar a cobrança via franquia de dados, é justamente deixar claro para o usuário o andamento da franquia, além da emissão de alertas quando a franquia estiver perto de ser batida.
Caso você ainda esteja por fora de toda a repercussão e queira saber mais sobre o assunto da franquia de dados na internet fixa, confira o nosso artigo com perguntas e respostas essenciais sobre o tema.
Fonte(s): G1