0A AMD confirmou que os processadores Ryzen, baseados na nova arquitetura Zen 5, chegarão ao mercado ainda em 2024. A companhia não mencionou exatamente as datas, destacou apenas que o lançamento acontecerá no segundo semestre do ano.
A nova arquitetura estará presente tanto em chips para o mercado corporativo, a linha EYPC “Turin”, como também para os processadores destinados ao consumidor final.
O grande destaque para o consumidor final serão os processadores Ryzen com codinome “Granite Ridge”. Baseados em Zen 5, esses chips serão compatíveis com AM5, incluindo as placas-mãe da série 600 que já estão no mercado.
Além de chips para desktops, a arquitetura Zen 5 também será o pilar para APUs, os chips “Strix Point”, voltados ao mercado de notebooks.
Para 2025, os rumores indicam que a AMD investirá novamente nos processadores com suporte a 3D V-Cache. A expectativa é que já na CES do próximo ano a companhia revele os Ryzen “Granite Ridge” baseados em Zen 5 e com suporte ao cache empilhado.
Deixe seu comentário