A Intel confirmou uma informação importante sobre os novos processadores Core de 9ª geração, anunciados há duas semanas. Essa nova série, encabeçada pelo Core i9-9900K, suportam até 128 GB de RAM DDR4.
Atualmente, a capacidade dos módulos de memória DDR4 suportado pelas plataformas tradicionais é limitada a 16 gigabytes, que, se houver quatro slots na placa-mãe, permite que o sistema não use mais de 64 GB de RAM. Ultrapassar essa limitação será possível com a ajuda de módulos DDR4 de 32 gigabytes, cuja produção foi recentemente estabelecida pela Samsung Electronics . Eles são baseados em chips de 16 gigabits fabricados usando a tecnologia de classe de 10 nm.
Os representantes da Intel disseram que o controlador de memória nos processadores Core da 9ª geração suporta módulos DIMM que utilizam chips de 16 Gbit, porém eles ainda estão sendo testados pela empresa, já que são opções recentes.
Vale também relembrar que a ZADAK e G-Skill estão investindo numa espécie de “gambiarra” para entregar os 32 GB por módulo, ampliando o PCB e a quantidade de chips. Porém eles são voltados para placas-mãe ASUS Z390, equipados com apenas dois slots de RAM (totalizando 64 GB de memória), mas no futuro a lista de placas-mãe compatíveis pode ser expandida com modelos com quatro slots de memória.