De acordo com a edição holandesa do Tweakers, nos países do Benelux (união política e econômica da Bélgica, Holanda e Luxemburgo), as vendas de processadores individuais AMD Ryzen mostram um crescimento estável e estão se aproximando das vendas dos processadores Intel. De acordo com os dados disponíveis da maior plataforma de varejo Azerty, a AMD é quase igual à Intel no primeiro trimestre de 2019.
No primeiro trimestre de 2017, a participação de mercado da AMD foi de apenas 10%. Desde então, tem aumentado constantemente e atingiu 47% no quarto trimestre de 2018, de acordo com as estatísticas do Azerty. Além disso, as fontes na loja afirmam que os fornecedores alcançaram o último mês e as vendas flutuam em torno da marca de 50/50. O processador AMD mais vendido é o Ryzen 5 2600 de seis núcleos.
Além disso, de acordo com as estatísticas do revendedor alemão Mindfactory, no final de 2018, a AMD tinha uma vantagem decisiva (69% vs. 31%) no número de CPUs unitárias vendidas. No entanto, em termos de dinheiro, a vantagem não foi tão grande (56% contra 44%) devido ao comparativo baixo preço dos chips da AMD. O processador AMD mais popular na Alemanha também é o Ryzen 5 2600.
Por outro lado, você precisa entender que essas estatísticas são um caso especial da imagem geral e refletem mais provavelmente as preferências dos entusiastas do PC. O mercado de desktops é composto principalmente de vendas de dispositivos prontos para uso pessoal e corporativo. Assim, no final de 2018, a AMD ocupava apenas cerca de 16% do mercado de computadores de mesa, o que representa um aumento de 3,8% em relação a 2017.