O ASUS ROG Ally chegou ao mercado como um dos principais concorrentes do Steam Deck e uma forma eficiente de se ter em mãos um computador portátil, principalmente pelo fato de rodar o Windows 11 de forma nativa.
Porém o aparelho não está livre de problemas, e dessa vez é uma nova atualização que está dando dor de cabeça para quem resolveu fazer o update. Apesar do patch do BIOS conseguir resolver alguns problemas e bugs do dispositivo, ele acaba comprometendo o desempenho do próprio.
Leia também:
ASUS ROG Ally é lançado oficialmente e chegará ao Brasil
ASUS ROG Ally: confira todos os detalhes confirmados do console portátil
Nova atualização de firmware do ROG Ally afeta taxa de quadros
O ASUS ROG Ally é um computador portátil, usado principalmente para rodar a maioria dos jogos em qualquer lugar, além de ter a vantagem de rodar o Windows 11 nele, o que o capacita a ser usado para outras finalidades.
Para quem está focando no jogo, ele chega com algumas vantagens em relação aos concorrentes, tanto em questão de preço quanto em capacidade, uma vez que consegue atingir 1080p em frequência de 120 Hz enquanto outros como o próprio Nintendo Switch em modo portátil só alcança 720p na tela (até mesmo no modelo OLED).
Mas assim que o portátil da ASUS foi lançado, foi possível perceber que ele estava longe de ser perfeito. Primeiro porque a portabilidade do Windows 11 chegou com algumas ressalvas e limites, e agora porque uma nova atualização vem trazendo dor de cabeça.
Esse problema foi postado no Hothardware, e diz respeito a atualização 319 do firmware do ASUS ROG Ally. De acordo com eles, esse update afetou de forma drástica o desempenho dos jogos, principalmente durante a execução de 15W e 25W.
Ou seja, para quem é exigente em relação a taxa de quadros e gosta de aumentar o FPS nos jogos mais exigentes como é o caso do Cyberpunk 2077, certamente vai notar de forma rápida o quanto esse desempenho vai diminuir.
Asus disse que já está trabalhando para reparar o problema
A Asus já revelou estar ciente de que a nova atualização 319 está trazendo problemas de desempenho para o dispositivo e por isso deverá lançar um reparo em breve. Por enquanto o mais indicado é não fazer a atualização. Para quem já atualizou sem saber sobre o problema, é possível retornar para a versão anterior do firmware, a 317. Existe um tutorial para isso no site do fabricante, que envolve o uso de um utilitário EZ Flash da Asus e um arquivo de atualização manual.
Lembrando que o ROG Ally já está disponível para compra em alguns países, mas apenas o modelo com processador Ryzen Z1 Extreme, já o modelo mais básico só será lançado no terceiro trimestre do ano, ou seja, entre julho e setembro. O pc portátil já tem seu lançamento confirmado no Brasil, porém sem data certa ainda.
Especificações completas do ASUS ROG Ally
- Tela: IPS LCD, 7 polegadas, Full HD, taxa de 120 Hz e brilho até 500 nits
- Processador: AMD Ryzen Z1 (6 núcleos/12 threads) e Z1 Extreme (8 núcleos/16 threads)
- GPU: RDNA 3 de 12 CUs até 2,7 GHz (4 GB de VRAM e 8,6 TFlops)
- Memória RAM: 16 GB (LPDDR5)
- Armazenamento: 256 GB ou 512 GB (SSD NVMe M.2)
- Bateria: 40 WHrs com carregador de 65 W
- Peso: 608 gramas
- Portas: USB-C 3.2 Gen 2 com suporte para DisplayPort 1.4, saída de 3.5 mm para fones de ouvido e leitor microSD (UHS-II)
- Sistema operacional: Windows 11 Home
Deixe seu comentário