Passado quase um ano das primeiras informações sobre o USB 3.2, reveladas pela USB 3.0 Promoter Group, grupo responsável por promover e ditar os padrões para o USB 3.0, a Synopsys, empresa especializada no desenvolvimento de novas interfaces de comunicação, publicou no Youtube um vídeo com a demonstração do primeiro teste com esse novo padrão. O resultado foi o seguinte: taxa de transferência de 1,6 GB/s.
A previsão é que o USB 3.2 consiga alcançar uma taxa de transferência teórica de 20 Gbps, dobrando o desempenho do que é oferecido pelo USB 3.1 Gen2. Dispositivos USB 3.2 podem usar os atuais cabos USB 3.1 Gen 2, desde que sejam certificados como USB Super-Speed 10 Gbps; provavelmente a nova interface será compatível com versões anteriores, mas a expectativa é que para para explorar totalmente a largura de banda de até 20 Gbps, serão necessários dois dispositivos com certificação USB 3.2.
No vídeo de demonstração, Eric Huang e Gervais Fong da Synopsys mostram o desempenho de um chip USB 3.2 de linha dupla de 10 Gbps integrado em um FPGA, usando, entre outras coisas, o padrão USB Type-C.
Na demonstração Eric Huang e Gervais Fong, da Synopasys, exibem um protótipo de configuração, em que o host é um dispositivo com Windows 10 , e o sistema de destino é o Linux com um storage capaz de transferir dados a uma velocidade de 2.000 MB /s. Em termos de cabeamento, foram utilizados cabos USB 3.1 da Belkin.
A expectativa é que os primeiros produtos com USB 3.2 apareçam no mercado somente em meados de 2019.
Siga o Hardware.com.br no Instagram