Os preços de SSDs continuarão caindo entre 8 e 13% nos meses do primeiro trimestre de 2022 (janeiro, fevereiro e março), no indicador QoQ.
QoQ, quarter over quarter (trimestre a trimestre), calculado trimestralmente, permite que os indicadores financeiros sejam analisados a médio prazo. Portanto, essa projeção deste trimestre, feita pela firma de análise TrendForce, aponta esses números.
Preços de SSDs iriam cair ainda mais
Em dezembro do ano passado, a TrendForce afirmou que a queda nos preços de SSDs estaria em torno de 10 a 15% no primeiro trimestre de 2022.
No entanto, devido à volatilidade do mercado financeiro, bem como a lei da oferta e demanda, a firma corrigiu esses preços.
Segundo a análise mais recente, publicada na última segunda-feira (24), a projeção mudou devido ao aumento na demanda por produtos com o padrão de comunicação PCIe 3.0 e, sobretudo, pelo lockdown na cidade de Xi’an, na China, afetando as relações para negociações de preços. A cidade é um dos principais polos tecnológicos da China e possui 13 milhões de habitantes.
Algumas das principais companhias de semicondutores têm fábricas em Xi’an, como é o caso da Samsung e da Micron.
A fábrica da Samsung em Xi’an produz SSDs, enquanto a da Micron realiza a testagem e o encapsulamento de memórias DRAM, bem como a montagem de módulos DRAM.
Leia também: Samsung investirá US$ 17 bilhões em uma nova fábrica de chips no Texas
Entretanto, no domingo, as autoridades do governo chinês anunciaram um lockdown com duração de um mês na cidade. O motivo: Xi’an fica a 965 quilômetros de Pequim, onde serão realizados os Jogos Olímpicos de Inverno a partir do dia 4 de fevereiro.
Portanto, de acordo com a análise da TrendForce, os fornecedores de SDDs, e de outras produtos baseados em memórias NAND, estão dispostos a aceitar uma queda menor nos preços dos contratos de fornecimento de modo a obter os seus produtos mais rapidamente.
Além disso, a TrendForce afirma que o lockdown na cidade não teve impactos notáveis nas operações das fábricas locais. Desse modo, a estimativa é que os preços de SSDs continuarão a cair neste trimestre, apesar do lockdown.
Fábrica da Samsung já retomou as operações
Xi’an foi a cidade que teve mais novos casos de COVID no final do ano passado. Contudo, a análise da TrendForce afirma que houve uma diminuição considerável no contágio, portanto, o governo local deve diminuir as restrições.
Aliás, a Samsung anunciou ontem (26) que a sua fábrica de semicondutores em Xi’an retomou as atividades. A produção da Micron também está retornando às atividades, mas observando a capacidade operacional.
Enfim, o impacto do lockdown afetará, praticamente, a logística, atrasando as entregas dos produtos, como os SSDs aos clientes. Por outro lado, não houve muita queda de produção nas fábricas da cidade.
No entanto, após o lockdown, os fornecedores suspenderam, temporariamente, a cotação do preço dos SSDs por cautela. Com isso, a queda na cotação dos preços atuais, em tese, está paralisada.
Sendo assim, não há sinais de contratantes spot correndo atrás de mais produtos, pois o volume geral de transações continua relativamente baixo.
(Em finanças, spot é uma compra e venda de uma mercadoria, título ou moeda com pagamento à vista e liquidação em uma data imediata).
“A última análise da TrendForce sobre o mercado spot constatou que os compradores ainda possuem uma boa quantia de mercadorias e não estão apressados a adquirir mais produtos NAND nos preços atuais”.
Preços de SSDs para computadores pessoais caíram menos
De acordo com a pesquisa, a queda nos preços de SSDs, e de outros produtos baseados em memória NAND, foi menor que o esperado anteriormente.
Além disso, as remessas dos novos processadores Alder Lake da Intel, com suporte ao PCIe 4.0, fez com que determinadas montadoras de PCs priorizassem a demanda por SSDs 3.0 para conseguir atingir suas metas para o primeiro trimestre deste ano. Leia mais sobre os processadores Alder Lake aqui.
Ainda assim, fabricantes de SSDs já começaram, gradualmente, a transição para a fabricação de SSDs PCIe 4.0. Isso, portanto, gera uma discrepância entre a oferta e demanda por SSDs PCIe 3.0.
Por fim, outro fator para a queda, novamente com relação direta ao lockdown de Xi’an, foi a decisão dos compradores de SSDs de não aumentar seus volumes de pedidos.
Assim, a junção desses fatores, resultou em uma menor projeção na queda de preços dos SSDs para uso domésticos de 3 a 8% nos próximos meses.