O Windows 8 tem alguns gestos para lidar com a interface, especialmente deslizando das bordas da tela para dentro. Isso é ótimo nos tablets. Nos notebooks e desktops isso pode ser feito com touchpads/trackpads, mas atualmente os resultados são muito variáveis.
Enquanto em alguns modelos os gestos funcionam bem (como alguns da Synaptics com drivers atualizados), em outros a experiência deixa bastante a desejar ou simplesmente não existe (levar o dedo da borda para dentro simplesmente move o cursor, em vez de ativar as bordas sensíveis do Windows 8).
Pensando em otimizar essa experiência para os próximos modelos de notebooks a Microsoft está trabalhando com a Intel, Elan e Synaptics para desenvover a próxima geração de touchpads. Cunharam o termo “Precision Touchpad”.
A proposta é que eles sejam mais agradáveis para uso dos gestos, facilitando as ações do Windows 8. Entre elas estão rolagem e zoom no estilo dos tablets, ações como deslizar da direita para a esquerda para exibir a barra de charms, da esquerda para a direita para alternar entre apps, etc.
Pelos comentários dá a entender que os próximos notebooks certificados para Windows 8 virão com um touchpad bem mais eficiente, talvez a par com os dos Macbooks.
Se não melhorarem a qualidade de construção em geral, pelo menos a interação com o Windows 8.1 será priorizada, com uma padronização nas principais funções do driver pensando no Windows. Os usuários não precisarão correr atrás dos drivers dos touchpads para que os gestos possam ser utilizados, eles funcionarão de forma nativa. Além do suporte nativo aos gestos está previsto um melhor sistema de detecção de toques acidentais, evitando cliques ou movimentações de itens durante a digitação.
A Microsoft espera ter alguns modelos no mercado ainda neste ano, mas eles devem estourar mesmo para 2014. Os fabricantes que lançariam modelos com os novos trackpads não foram divulgados.