A concessionária de internet Orla Rio em parceria com o Grupo Muzika, anunciou a instalação de uma rede Wi-Fi gratuita disponível em mais de 60 quiosques espalhados pela orla da Zona Sul da cidade. Sendo assim, cariocas e turistas que forem a determinadas praias terão a opção de se conectar através da rede Wi-Fi gratuita, poupando assim a franquia de dados móveis.
Em um primeiro momento a conexão de internet gratuita cobrirá a extensão que liga o Forte do Leme ao Forte de Copacabana. A rede será mantida por 32 bases que, por sua vez, cobrem 64 quiosques localizados nas praias de Copacabana e do Leme.
Leia também
Como descobrir a senha do Wi-Fi pelo PC e celular
Quais materiais afetam a propagação do sinal Wi-Fi?
Para usufruir da conexão gratuita é muito simples. Basta se conectar à rede Wi-Fi #Orla Rio#. Ao tentar se conectar você será direcionado para uma página de cadastro, onde deverá informar alguns dados. Depois disso o acesso estará liberado sem a cobrança de nenhuma tarifa.
Orla Rio está preparada para 15 mil acessos simultâneos
Sempre que eu me deparo com uma rede Wi-Fi pública assim, a primeira coisa que eu me pergunto é a respeito da qualidade. Pelo menos a maioria que eu já usei são extremamente lentas. Sem falar no risco à segurança.
Mas a concessionária Orla Rio está preparada para uma grande demanda. Segundo a companhia, eles esperam receber cerca de 15 mil acessos simultâneos! Para suprir tamanha demanda, eles disponibilizarão 1 TB de internet todos os dias para os usuários. Levando em consideração o fluxo de pessoas que visitam a praia do Leme e de Copacabana, o grupo espera atender cerca de 2 milhões de pessoas com o serviço.
Uma estrutura de rede assim requer equipamentos de ponta para gerenciar todo o tráfego e a quantidade de dispositivos conectados. Para isso, o Grupo Muzika disponibilizou o software Skyfii, que fará todo o monitoramento e gerenciamento dos usuários.
João Marcelo Barreto, presidente da Orla Rio, afirmou: “Buscamos cada vez mais proporcionar uma infraestrutura de alta qualidade aliada a experiências únicas na orla para turistas e cariocas, inclusive através de ativações e vivências phygital – que unem o físico com o digital”.
Iniciativa será levada para outras praias
No momento, apenas as praias de Copacabana e Leme terão a rede Wi-Fi gratuita da Orla Rio. Mas o presidente da concessionária já afirmou que pretende expandir o serviço para outras:
“A implementação da internet gratuita inicialmente em Copacabana e futuramente expandindo até o Recreio irá agregar ainda mais, oferecendo mais possibilidades a todos os frequentadores”.
Quem se conectar à rede Wi-Fi gratuita também terá acesso a conteúdos exclusivos, informações e novidades sobre os quiosques participantes e também sobre toda a orla carioca. Os cadastrados também terão acesso a promoções especiais.
Fontes: Orla Rio via Mobile Time