Para quem gostava do liveCD do Slax, tem um pessoal trabalhando num fork dele: o Porteus. Foi publicado o segundo RC da versão 1.0 de 64-bit.
O Slax anda meio abandonado, deixando os fãs sem uma versão nova há muito tempo. Por isso fizeram o Porteus, um remix comunitário dele. No fim das contas ele é baseado no Slackware, fornecendo um sistema com imagem ISO pequena (cerca de 300 MB) e pacotes atuais.
Esse RC vem com o KDE 4.6.3, que acabou de sair do forno na semana passada. A base do sistema é o Slackware 13.37. Como ambiente alternativo fica o LXDE, compilado a partir do respositório GIT no Slack 13.37, com tudo funcionando.
Há mais detalhes e link de download no anúncio. A versão atualizada agora é para x86_64. O RC da versão de 32-bit aparentemente ainda não foi publicado; tradicionalmente ela usa o KDE 3.x em vez do 4.
A versão com o LXDE anterior era muito rápida, oferecendo boot de cerca de 10 segundos em várias máquinas. O KDE 4 se sai bem na versão de 64-bit, mesmo sendo uma distro com objetivo de ser “leve” e “rápida”.
Uma vez que essa é uma distro baseada no Slackware, ela não é para qualquer um. A idéia é ter um liveCD com a base do Slackware utilizável e rápido, com uma imagem ISO pequena. Não é tão pequena como o Puppy, Slitaz ou o extremo TinyCore, mas 300 MB é significante perto das que usam imagens de 700 MB ou DVD.