Segundo denúncia da atriz Alexandria Rubalcaba, que trabalhou como figurante na série WandaVision, a Disney e o Marvel Studios escanearam seu rosto e corpo para uso em futuros projetos utilizando uma reprodução gerada por inteligência artificial.
Em declaração ao site NPR, a atriz conta que foi chamada para um trailer e que suas expressões e movimentos foram capturados por uma série de câmeras. Os demais figurantes, segundo Rubalcaba, também passaram pelo mesmo escaneamento que dura cerca de 15 minutos para ser concluído.
A atriz alega também que a Disney não forneceu nenhuma informação sobre como e onde sua aparência seria utilizada em produções futuras, e que nenhum contrato adicional foi apresentado a ela, assim como renegociação sobre valores. Ela recebeu apenas o valor correspondente ao mínimo estabelecido para uma diária de um figurante: US$ 187.
“E se eu não quiser aparecer em MarioVision, ou SarahVision?”, ironiza a figurante. “O meu medo é que a inteligência artificial um dia substitua completamente os figurantes. Eles não vão mais precisar de nós.”, completa Rubalcaba.
Essa não é a primeira vez que um figurante de uma produção da Disney e suas marcas agregadas se manifesta por essa questão. Recentemente, uma figurante que atuou no filme Cruella, lançado em 2021, declarou no X, antigo Twitter, que ela e os demais figurantes foram escaneados. “Na época, não dei muita importância a isso (nos disseram que era para fazer as multidões parecerem maiores), mas… sim, gostaria que isso não tivesse acontecido!”, declarou Dariush Seif-Amirhosseini.
Você também deve ler!
Marvel é criticada por usar inteligência artificial para criar abertura de série
O que é Inteligência Artificial Generativa?
“O que aconteceu foi que estávamos fazendo a filmagem normalmente, e membros da equipe se aproximavam de 2 ou 3 atores da figuração durante a noite e os levavam para algum lugar”, ela explicou. “Eu não descobri que estávamos sendo levados para um trailer com um equipamento para escaneamento até que finalmente chegou a minha vez”, completa.
Essas declarações estão vindo à tona em meio a discordância entre o sindicato dos atores de Hollowood (SAG-AFTRA) e os representantes dos grandes estúdios (AMPTP). O sindicato dos atores, segundo Duncan Crabtree-Ireland, negociador-chefe do SAG-AFTRA, propõe que os atores possam ser escaneados e recebam apenas um dia de pagamento por isso. “E os estúdios então vão possuir esse nosso escaneamento, imagem e semelhança – e poder utilizá-la pelo resto da eternidade em qualquer projeto que desejarem, sem consentimento e sem compensação. Então, se você acha que isso é uma ‘proposta revolucionária’, sugiro que pense novamente, completa Ireland.
Além das discussões sobre a maneira como a IA será utilizada, a greve do sindicato dos atores e dos roteiristas de cinema também exige melhores condições salariais. Atores de renome, como George Clooney, Matt Damon e Leonardo DiCaprio, estão contribuindo com cifras milionárias para o fundo de apoio aos atores associados ao SAG-AFTRA, uma forma de apoio financeiro enquanto as produções estão paralisadas. Entre elas, Gladiador 2 e Mortal Kombat 2.
Deixe seu comentário