Assim como a Gigabyte, com o Aorus NVMe, a PNY anunciou sua primeira linha de SSDs NVMe compatível com a nova interface PCIe 4.0. Até o momento, para extrair todo o potencial dessas unidades é necessário o uso com um processador Ryzen de terceira geração em conjunto com uma placa-mãe com chipset X570.
A linha PNY CS4040 é baseada no fator de forma M.2 2280 e chegará ao mercado em três opções de capacidade: 500 GB, 1 TB e 2 TB. A unidade utiliza chips de memória 3D TLC NAND. A companhia promete que o SSD alcança 4.800 MB/s em leitura sequencial.
No caso da escrita, a performance varia de acordo com a capacidade: 4.000 MB/s para os modelos de 1 TB e 2 TB, e 2100 MB/s para o de 500 GB. Assim como o modelo da Gigabyte, a controladora utilizada é a mesma – Phison PS5016-E16 construída em 28nm. A PNY optou por não incluir um dissipador no SSD. A garantia é de 5 anos.
Preço e disponibilidade
A PNY não revelou quando o CS4040 chegará ao mercado. Provavelmente em julho, juntamente com os novos Ryzen. O preço também não foi declarado.