A possibilidade de transfeir aplicativos do computador para o PlayBook da RIM deverá ser desativada por uma atualização de software. O motivo alegado é que isso facilia a pirataria de apps, prejudicando os desenvolvedores. Sendo assim, o único meio oficial para instalar aplicativos será pelo BlackBerry App World, assim como é feito pela Apple no iOS e a Microsoft no Windows Phone.
Um executivo da empresa comentou o caso rapidamente no Twitter há alguns dias. Uma alternativa será liberada para os desenvolvedores realizarem seus testes, é claro. Ele critica o problema da pirataria para desenvolvedores do Android e diz que não quer um sistema caótico como esse.
Ele acredita que um quarto dos aplicativos do Android são pirateados, embora nesta declaração não deixou claro se são os instalados via Android Market Google Play ou apenas os baixados fora da loja oficial – esta última opção é a mais provável, embora dizer 25% parece um exagero.
A tática de sideload consiste numa das formas mais primárias – e livres – para passar conteúdo para outros aparelhos, normalmente usando uma conexão via cabo. No Android há diversas possibilidades, dada a natureza aberta da platafoma. É fácil passar arquivos até mesmo via FTP (como o excelente SwiFTP por exemplo), sem contar o download comum pelo navegador. Para instalar apps baixados basta permitir a instalação de aplicativos de outras fontes nas configurações do sistema. E não é difícil encontrar arquivos apk pirateados de boa parte dos apps famosos.