Houve um tempo em que a Netflix era bastante resistente à ideia de incluir anúncios em sua plataforma, mas esse tempo já passou. Acontece que a empresa revelou que seu plano com anúncios está crescendo de forma exponencial, atingindo a marca de 70 milhões de assinantes.
Considerando que em maio deste ano o número de assinantes era de 40 milhões, o resultado mostra um crescimento bem expressivo, provando assim que os usuários estão tendo uma rápida adesão ao modelo de assinatura com publicidade que foi lançado em 2022.
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Plano com anúncios está atraindo mais interessados
De acordo com Amy Reinhard, presidente de publicidade da Netflix, a empresa tem observado “um progresso constante na base de assinantes em todos os países.” Ela também destacou que mais de 50% das novas assinaturas são do plano com anúncios.
Esse tipo de plano é o que, atualmente, mais aproxima os streamings da televisão convencional. No geral não significa que os usuários “gostam” de ver anúncios, apenas que diante dos aumentos constantes das opções Premium, eles preferem a opção de pagar menos e assistis algumas propagandas no meio do caminho.
Um detalhe importante a ser observado é que a Netflix divulgou apenas dados relacionados a novas assinaturas, sem trazer informações sobre a migração de usuários antigos. Ou seja, ainda é possível que muitos assinantes de planos premium tenham optado por rebaixar seus pacotes para o modelo com anúncios, o que acaba aumentando o crescimento no número total de assinantes.
Para a Netflix, porém, a adesão ao plano com anúncios pode representar tanto um desafio quanto uma oportunidade. A migração de assinantes de planos mais caros para o modelo de anúncios poderia impactar a receita direta, mas, ao mesmo tempo, pode atrair novas empresas com maiores orçamentos publicitários. Esse movimento ajudaria a compensar a redução de receita por assinatura, trazendo uma nova fonte de renda para a plataforma.
Netflix está investindo em transmissões ao vivo
Outro ponto que também está aproximando ainda mais os serviços de streaming com a tv convencional é que muitas plataformas estão apostando alto em transmissões ao vivo, e a Netflix não está disposta a ficar atrás.
No dia de Natal, o serviço transmitirá pela primeira vez um jogo da NFL e, segundo informações, todos os espaços comerciais para essa transmissão foram vendidos. Além disso, a plataforma está planejando eventos ao vivo, como lutas, programas de culinária e talk shows.
Essa semana mesmo, mais precisamente no dia 15 de novembro às 22h de Brasília, a Netflix vai transmitir ao vivo a luta entre Jake Paul e Mike Tyson, inclusive aqui no Brasil com comentários e narrações em português.
Anúncios temáticos e melhora na medição de audiência
Outro movimento estratégico é a criação de anúncios temáticos para programas específicos. Um exemplo é a nova temporada de Round 6, que contará com uma série de três comerciais interligados da montadora Kia.
E para atrair grandes patrocinadores, a Netflix está apostando também em tecnologia de medição de audiência e publicidade. As novas iniciativas chegam com o intuito de oferecer dados precisos para anunciantes, incentivando investimentos em campanhas mais segmentadas e dinâmicas dentro da plataforma.
A expectativa é que essas melhorias tecnológicas garantam uma visão mais detalhada do público e permitam a personalização das campanhas, aumentando o retorno sobre o investimento para os anunciantes.
Fonte: Variety
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