Placa de vídeo com memória expansível? Essa é a ideia de uma startup coreana

Placa de vídeo com memória expansível? Essa é a ideia de uma startup coreana

A empresa sul-coreana Panmenia, com a ajuda da KAIST (Korea Advanced Institute of Science & Technology), propõe o que pode ser um avanço notável em termo de upgrade. Imagine no futuro a possibilidade de atualizações de memória RAM para placas de vídeo. É justamente isso que eles querem conseguir.

Assim como centenas de novidades em termos de tecnologia, o projeto visa atender o mercado corporativo, mapeando uma das questões mais comentadas em termos de gargalo para uso de IA: a necessidade de VRAM para o treinamento de modelos de inteligência artificial com cada vez mais parâmetros. O gargalo em termos de VRAM na placa de vídeo também é um tema que é de interesse dos gamers, já que diversas placas de vídeo conseguiriam performar melhor se a quantidade de memória de vídeo disponível fosse mais elevada.

A tecnologia da Panmenia recorre a um protocolo já conhecido, o CXL, e é baseado no famoso PCI- Express, mas a implementação para esse fim específico é uma novidade. Dando início ao que eles chamam de CXL GPU image. Com a implementação, a placa de vídeo poderia utilizar a porta PCIe para expansão da memória.

Isso permitiria que dispositivos fossem criados como uma espécie de componente de expansão voltados para esse sistema, aumentando a memória disponível que a GPU pode lidar. Essa expansão seria acessada pela unidade de processamento gráfico com uma latência de “dois dígitos em nano-segundos”, explica a Panmesia em seu site oficial.

Em termos práticos de implementação, a tecnologia não deve chegar ao mercado facilmente, já que exigiria um sistema completamente compatível, contando, inclusive, com a NVIDIA e AMD colaborando com essa compatibilidade ao nível de GPU.

Sobre o Autor

Editor-chefe no Hardware.com.br, aficionado por tecnologias que realmente funcionam. Segue lá no Insta: @plazawilliam Elogios, críticas e sugestões de pauta: william@hardware.com.br
Leia mais
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X