A Geração Z está optando cada vez mais por iPhones em vez de smartphones Android, de acordo com uma pesquisa feita pelo Financial Times. Caso você não saiba, a Geração Z é composta de pessoas nascidas entre meados dos anos 1990 e meados dos anos 2010. Eles são conhecidos por serem nativos digitais, ou seja, já crescerem com tecnologias avançadas e estão sempre conectados.
Leia também
Quais são as principais diferenças entre Android e iOS?
Há 15 anos, Android era lançado; relembre a trajetória do rei dos sistemas mobile
Geração Z prefere iPhones antigos a Androids novos
Embora os iPhones tenham preços mais elevados em comparação com seus rivais Android, a popularidade da Apple entre os jovens está aumentando, especialmente nos Estados Unidos. Segundo a pesquisa, 34% dos usuários de iPhones nos EUA são da Geração Z. Eles estão ajudando a aumentar a participação de mercado da Apple de 35% em 2019 para mais de 50% em 2022.
Além disso, a tendência não é limitada aos EUA. Na Europa, 83% dos usuários de iPhones são da Geração Z. Eles disseram que preferem continuar usando iPhones, enquanto apenas menos da metade dos usuários de smartphones Android disseram o mesmo. Na verdade, muitos preferem comprar iPhones antigos aos últimos flagships de smartphones Android, como o Galaxy S23 Ultra.
Motivos para a Geração Z preferir o iPhone
A principal razão para a preferência da Geração Z por iPhones é, por incrível que pareça, o iMessage. Trata-se do serviço de mensagens instantâneas da Apple, que funciona apenas nos produtos da empresa. O relatório da Financial Times explica que o iMessage não é compatível com o Android e, por isso, está impulsionando os usuários da Geração Z a optarem por iPhones.
Outro motivo citado pela matéria é o desempenho mais estável dos iPhones, mesmo com o passar dos anos. Além disso, os usuários também relatam que têm uma experiência de uso mais refinada com os smartphones da Maçã.
Com cada vez mais jovens optando por iPhones em todo o mundo, é possível que a participação de mercado de smartphones Android possa diminuir gradualmente ao longo do tempo.
Smartphones dobráveis podem ser a solução para o Android
Embora essa tendência possa afetar a Samsung, a gigante sul-coreana já está preparada para o futuro, concentrando-se na popularização de seus smartphones dobráveis. A linha Galaxy Z Fold e Z Flip tem tido um aumento considerável nas vendas. E é esperado que essa tendência continue, se a Samsung mantiver seu curso atual.
No entanto, a dona da linha Galaxy não é a única empresa a investir em smartphones dobráveis. Marcas como OPPO, Vivo e Xiaomi também lançaram seus próprios modelos de smartphones dobráveis.
Até mesmo a Apple deve lançar um iPhone dobrável no futuro. Recentemente publicamos aqui que a empresa liderada por Tim Cook registrou uma patente de iPhone dobrável. Também há planos de lançar um iPad dobrável em 2024.
Enquanto o Android não oferecer uma alternativa ao iMessage, os smartphones dobráveis podem ser o que mantém o sistema operacional e a Samsung flutuando. No geral, as empresas concorrentes da Apple precisam continuar inovando para atrair usuários que preferem dispositivos com uma maçã estampada na traseira.
Fontes: Financial Times e SamMobile
Deixe seu comentário