Quem nunca usou o CCleaner para “supostamente” limpar e otimizar o Windows que atire a primeira pedra. Eu confesso que já passei por um período onde era fissurado por esses utilitários de limpeza e otimização do sistema. Eu tinha até uma licença paga do TuneUp Utilities, um software do tipo que era bem completo.
No entanto, a Microsoft nunca foi muito fã desse tipo de software. Tanto é que em 2020 o CCleaner foi colocado na lista de “programas potencialmente indesejados” e era visto como um malware pelo Windows Defender. Pois bem, agora a Gigante de Redmond possui o seu próprio utilitário de limpeza e otimização.
Leia também
Como transformar PDF em JPEG
Conheça o Clipdrop, site poderoso para criação e edição de imagens via Inteligência Artificial
Estou falando do PC Manager, que agora é a solução oficial da Microsoft para aprimorar o Windows 10 e 11. Criado pela própria empresa, esse programa permite limpar arquivos desnecessários, administrar processos em execução e realizar diversas outras tarefas para melhorar a performance do computador. Nos próximos parágrafos eu falo um pouco mais sobre ele.
Funções do PC Manager
Originário da divisão da Microsoft na China, o lançamento inicial do PC Manager ocorreu em 2022. Esse lançamento foi importante, visto que o Windows sempre contou com ferramentas de terceiros, como o já mencionado e bem conhecido CCleaner, para otimização do sistema.
Desde outubro de 2022 até janeiro de 2024, o software passou por várias atualizações, mas se manteve em versão beta e disponível apenas em certas regiões. No começo de fevereiro, a ferramenta foi oficialmente lançada na Microsoft Store como uma versão final.
Entre as funcionalidades oferecidas pelo PC Manager estão:
- Health Check: realiza limpeza de arquivos temporários, cache e registros do sistema, além de mostrar quais programas são inicializados com o sistema;
- Process: exibe processos em andamento e o consumo de memória RAM, permitindo também o encerramento de processos ativos;
- Deep cleanup: busca por arquivos deletáveis para aumentar o espaço de armazenamento;
- Startup: habilita ou desabilita programas que rodam na inicialização do sistema;
- PC Boost: executa limpezas para liberar espaço no disco e na memória RAM.
Além disso, o PC Manager inclui funções como ativação do antivírus do Windows, verificação de atualizações no Windows Update e bloqueio de pop-ups.
Leve, simples e fácil de usar
A seção Toolbox do programa oferece atalhos para utilitários como captura de tela, gravação de áudio, calculadora e Bloco de Notas, com a opção de adicionar links personalizados pelo usuário.
Apesar de não ter recursos para editar ou ajustar o Registro do Windows, o PC Manager é especialmente útil para computadores mais antigos ou com especificações técnicas modestas, podendo aliviar problemas de lentidão ou instabilidade, sem prometer melhorias drásticas no desempenho.
O aplicativo se destaca também pela simplicidade e leveza, além de uma interface amigável, ainda que disponível apenas em inglês e chinês por enquanto.
O PC Manager é gratuito e compatível com Windows 10 e 11, incluindo versões para sistemas Arm, e pode ser baixado diretamente da Microsoft Store.
Fonte: Windows Latest
Deixe seu comentário