A empresa de análise Mercury Research preparou um novo relatório sobre o mercado de processadores x86 no primeiro trimestre. De janeiro a março, a Advanced Micro Devices reforçou mais uma vez sua posição neste setor, deslocando a Intel.
A AMD no primeiro trimestre deste ano foi responsável pelo fornecimento de 13,3% de todos os processadores x86, tendo melhorado o valor do ano passado em 4,7 pontos percentuais. É importante notar que esta é a participação recorde do mercado da empresa nos últimos seis anos.
A atraente relação preço-desempenho dos processadores Ryzen contribuiu para um aumento na participação da AMD, no mercado desktop, alcançando 17,1%, enquanto há um ano esse indicador era 12,2%. Em um futuro próximo, a empresa planeja lançar soluções de 7 nm da linha Ryzen 3000 (Zen 2), que deve ajudar a melhorar ainda mais sua participação.
Um papel importante no negócio de processadores da Advanced Micro Devices é dado às soluções móveis. Os fabricantes de notebooks estão cada vez mais voltando sua atenção para a APU Ryzen Mobile, garantindo assim que a participação de mercado da AMD nesse setor tenha crescido de 8% no ano passado para 13,1% este ano.
A expansão da gigante de Sunnyvale desacelerou um pouco no mercado de CPU de servidores, onde em janeiro-março a participação da empresa caiu de 3,2% para 2,9%. No entanto, isso ainda é melhor do que os resultados do primeiro trimestre de 2018 (1%), e o lançamento dos processadores de segunda geração EPYC de 7 nm contendo até 64 núcleos Zen 2 deve contribuir positivamente.