O Twitter vem sendo alvo de muitas polêmicas, principalmente graças as decisões feitas por Elon Musk. Porém, dessa vez, a plataforma acabou se tornando uma vítima de um vazamento de dados. Algumas partes do código-fonte que é usado para formar a base de funcionamento do Twitter foram vazadas.
Esses dados foram publicados no repositório GitHub, obviamente sem conhecimento ou permissão da empresa. A publicação ficou no ar até o final da semana passada, quando foi descoberta e retirada após um pedido formal feito.
Leia também:
Twitter vai começar a remover o selo de verificado de perfis que não tenham o Twitter Blue
Elon Musk ‘provoca’ jornalistas ao responder e-mails com emoji de cocô no Twitter
Ainda não se sabe quem foi o responsável pelo vazamento
Segundo o The New York Times, que foi quem noticiou o fato, ainda não foi descoberto quem foi o responsável pela publicação e o vazamento dos dados do Twitter. Também ainda não há dados e provas do que exatamente foi publicado, do conteúdo na íntegra, e consequentemente quais eram os processos da plataforma que faziam parte desse código.
Na postagem era citado apenas que o documento continha uma parte vazada do “código-fonte proprietário para a plataforma do Twitter e ferramentas internas”, sem muitos detalhes.
Também não é possível dizer quanto tempo de fato essa postagem ficou no ar ou até mesmo quantas pessoas viram, ou se o código foi copiado por uma ou mais pessoas.
A respeito do responsável, tudo que se sabe é que é uma conta com o apelido de FreeSpeechEnthusiast, que em tradução livre quer dizer “entusiasta da liberdade de expressão”. Esse nome não é aleatório e tem uma mensagem clara de que o perfil tenha sido feito especialmente para o caso.
Isso porque demonstra ser uma afronta direta para Elon Musk, já que o bilionário já se declarou “absolutista” em relação a liberdade de expressão, sempre está postando algo a respeito disso, e inclusive teve suas decisões mais polêmicas sendo baseadas principalmente nesse discurso.
O Twitter ainda não se manifestou sobre o assunto, e atualmente a plataforma responde a tentativas de contato por e-mail apenas com um emoji de um cocô. O que se sabe é que eles pediram pela remoção do conteúdo e que estão de fato tentando identificar o responsável pelo vazamento.
Para isso, o Twitter pediu ao GitHub informações sobre a conta como os dados pessoais de cadastro. Ainda não se sabe se o GitHub já atendeu a esse pedido ou se vai mesmo atender. A empresa também começou uma investigação interna para tentar descobrir o responsável pelo vazamento.
Isso porque já aconteceram diversas demissões em massa desde que a plataforma foi adquirida por Elon Musk e, pelo visto, eles não descartam a hipótese do responsável ter sido um desses ex-funcionários que tinha acesso e conhecimento sobre o assunto.
Parte do código-fonte do Twitter será aberta ao público, de qualquer forma
Vale lembrar ainda que há alguns dias Elon Musk já tinha confirmado de que eles vão abrir o código-fonte do Twitter para tweets recomendados até a próxima sexta-feira, dia 31 de março.
Twitter will open source all code used to recommend tweets on March 31st
— Elon Musk (@elonmusk) March 17, 2023
Porém, ele já tinha prometido isso antes mesmo de comprar a plataforma, quando ainda estava no período de negociação, e afirmou que isso aconteceria até fevereiro desse ano, mas não aconteceu.
“O nosso ‘algoritmo’ é excessivamente complexo e não é completamente compreendido internamente. As pessoas descobrirão muitas coisas bobas, mas nós corrigiremos esses problemas assim que eles forem encontrados”
O bilionário não deu detalhes de como isso irá acontecer ou como o código-fonte será compartilhado.
“Fornecer essa transparência de código será incrivelmente embaraçoso no início, mas deve levar para uma melhora rápida na qualidade das recomendações. Mais importante, nós esperamos com isso ganhar a sua confiança”.
Fonte: nytimes
Deixe seu comentário