Parecem reais, mas todas essas imagens foram geradas por IA

Parecem reais, mas todas essas imagens foram geradas por IA

Um dos campos da Inteligência Artificial que vem se tornando cada vez mais surpreendente é o de criação de imagens realistas a partir de modelos gerados por IA. Isso acontece principalmente por causa do avanço das ferramentas disponíveis, como é o caso do Flux IA.

O uso de plataformas poderosas como essa permite que as imagens formadas se tornem ainda mais impressionantes, e outro segredo por trás desse realismo todo está no uso de LoRA (Low-Rank Adaptation), uma técnica que permite que a IA possa adicionar estilos e técnicas específicas, muitas vezes inspiradas por fotógrafos amadores.

Leia também:

IA imagina os personagens da Marvel no estilo das animações do Studio Ghibli
IA imagina como seria Mortal Kombat com celebridades: Elon Musk, Snoop Dogg e outros

Fotos que parecem reais

Graças a esses conjuntos de técnicas, as imagens geradas por IA ultimamente estão se tornando extremamente realistas, a ponto de ser praticamente impossível detectar a olho nu quais são geradas e quais são reais.

Um exemplo disso é essa postagem feita no Reddit, com fotos que foram geradas pelo Flux AI e que receberam Lora de fotógrafos amadores. O resultado é impressionante:

Você pode ver mais na própria postagem, clicando aqui.

Mas como isso é possível? Primeiro é importante entender tanto o que é o Flux AI quanto o que é o LoRA.

O que é o Flux AI?

Hoje em dia já contamos com diversas ferramentas de IA para geração de imagens, e a Flux AI é uma que vem se destacando no mercado. Ela usa redes neurais para gerar imagens baseadas em prompts textuais, como muitas, mas traz uma interface mais intuitiva e recursos para que artistas, fotógrafos e qualquer tipo de entusiasta possa criar imagens de IA com visuais impressionantes.

É uma ferramenta bem vinda para iniciantes também, já que a interface não é tão complicada de usar, mesmo para quem não tem conhecimentos tão avançados de IA e que querem fazer imagens com poucos cliques. Obviamente, quanto maior o conhecimento, maior a capacidade de criar imagens mais precisas e realistas.

Um dos grandes destaques do Flux AI é que ele oferece uma alta capacidade de personalização para essas imagens, trazendo ferramentas de alta precisão para esses ajustes. Além disso, ele também tem suporte para a incorporação de parâmetros avançados, como o LoRA.

O Flux AI ainda conta com uma biblioteca de modelos pré-treinados e permite a integração com outras plataformas de IA, o que facilita o acesso a uma grande variedade de estilos.

O que é o LoRA?

LoRA, ou Low-Rank Adaptation, é uma técnica usada para adaptar modelos de IA e que permite ajustar esses modelos para um estilo ou objetivo específico sem precisar treiná-lo tudo de novo do zero.

É um método bem eficiente que vem se tornando mais popular por permitir a personalização de redes neurais de uma forma mais simples, já que exige menos poder de processamento e de dados do que se precisasse fazer um treinamento inteiro.

Ou seja, ao invés de ensinar a IA a criar imagens do zero, o LoRA simplesmente faz ajustes na estrutura já existente desses modelos e consegue assim molda-los para que eles possam trazer os efeitos visuais desejados.

Isso é muito útil para fotógrafos, por exemplo, já que eles geralmente contam com um estilo único para suas fotos. Dessa forma, eles podem treinar um LoRA com base nas suas próprias fotos já tiradas para alimentar a IA com esses dados e assim ela vai conseguir recriar esse estilo e aparência nas imagens geradas, como se fossem fotos reais.

Entre os detalhes que podem ser moldados nesse caso estão por exemplo o tipo de iluminação, a composição e tonalidades de cores, entre outras características que podem trazer mais personalidade para as imagens feiras com IA

Como o LoRA de fotógrafos amadores melhora a realidade das imagens

Agora fica mais fácil entender como a combinação dessas ferramentas pode criar imagens tão realistas. Ao incorporar o LoRA de fotográfos amadores em imagens geradas pelo Flux AI, o resultado final fica bastante impressionante e é difícil perceber que foi gerado por IA.

Fotográfos que focam em capturar imagens com estética natural e que focam em tons específicos de cores ou em composições mais clássicas conseguem trazer todos esses elementos e detalhes no modelo de IA. O resultado são imagens que, mesmo sendo geradas por IA, trazem a essência do olhar fotográfico humano.

Com o LoRA de fotógrafos amadores, o Flux AI consegue recriar os pequenos detalhes que fazem uma imagem parecer autêntica, desde a granulação típica de uma câmera analógica até a forma como a luz natural interage com os objetos em cena.

Sobre o Autor

Avatar de Larissa Ximenes
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X