O ChatGPT, badalada ferramenta de inteligência artificial geracional criada pelo renomado instituto de pesquisa OpenAI, vem ganhando popularidade no Brasil em 2023. Segundo um levantamento recente, o país figura entre os cinco com maior interesse pela tecnologia, representando 4,3% do tráfego total da página da inteligência artificial.
Leia também
ChatGPT tem a capacidade de produzir malwares indetectáveis
O ChatGPT projetou esse vinho
Brasil é o 5º país que mais acessa o ChatGPT
A análise foi conduzida pela Semrush, uma plataforma especializada em monitoramento de presença online. O Semrush coletou dados de janeiro de 2023, tanto do tráfego do site da OpenAI quanto das pesquisas na web relacionadas ao tema.
De acordo com o estudo, o site do ChatGPT registrou impressionantes 863 milhões de acessos em todo o mundo. Isso representa um aumento exorbitante de 42.119,2% em comparação com o mesmo período de 2022. Mas isso é até natural, já que a ferramenta de inteligência artificial foi liberada para o público apenas em novembro de 2022. A disseminação das informações e a crescente popularização da IA contribuem para essa ascensão.
No ranking dos países com maior interesse pelo ChatGPT, o Brasil ocupa a quinta posição, com 4,3% do tráfego global. À frente, estão nações como Estados Unidos e Índia. O top 5 é composto por:
- Estados Unidos (19,5%);
- Alemanha (5,9%);
- França (5,7%);
- Índia (4,7%);
- Brasil (4,3%).
Outros dados feitos no levantamento
É notável o interesse dos brasileiros pela inovação tecnológica, uma vez que o país supera nações altamente desenvolvidas, como Reino Unido e Espanha. Em fevereiro de 2023, a integração do ChatGPT ao Bing, da Microsoft, impulsionou ainda mais sua popularidade global.
O levantamento da Semrush também revelou que, no início de 2023, a maior parte dos usuários e visitantes da página do ChatGPT era do sexo masculino, correspondendo a 89% do tráfego. A faixa etária predominante foi de jovens entre 18 e 24 anos (35,3%) e adultos de 25 a 34 anos (47,6%).
Em relação às pesquisas na internet, o termo “ChatGPT” teve um aumento espantoso de 167.801,2% em janeiro de 2023, quando comparado a novembro de 2022. Além disso, o termo “gerador de texto IA” foi pesquisado 40.500 vezes no período analisado, posicionando-o como a principal busca relacionada a ferramentas de inteligência artificial.
Erich Casagrande, líder de marketing da Semrush no Brasil, ressaltou a relevância desse tipo de estudo:
“Acompanhar as tendências de pesquisa online é fundamental para que especialistas compreendam as principais inquietações do público em relação a temas específicos. Com o avanço do ChatGPT e da IA, a curiosidade cresce proporcionalmente, levando a um aumento das buscas na web.“
Deixe seu comentário