O Paint, um dos softwares clássicos do Windows, está caminhando para evoluir para um editor de imagens mais sofisticado. A Microsoft está em fase de testes com uma funcionalidade que permite eliminar o plano de fundo de fotos.
Vale lembrar que durante muito tempo, o Paint foi um software extremamente minimalista. Tão minimalista que chegava a ser inútil em muitos casos. Parece que a Gigante de Redmond está querendo mudar isso.
Leia também
Windows 11: Bloco de Notas e Ferramenta de Captura ganharão funções bem interessantes
Windows 11: Microsoft libera patch que corrige bug que afetava desempenho de SSDs NVMe
Remoção de fundo no Paint
De acordo com a prévia divulgada pela Microsoft, a nova funcionalidade do Paint é extremamente intuitiva e eficaz. O programa reconhece o objeto central da foto e, com um simples clique no botão destinado a essa tarefa, remove o cenário ao redor. O novo botão se encontra na guia “Imagem” da barra de ferramentas do Paint.
Essa modificação pode ser aplicada à foto completa ou a uma seção específica, utilizando o recurso “Retângulo”. A empresa garante que o recorte será feito de forma bem suave e natural, sem deixar “rebarbas” do fundo da imagem sobrando.
Essa ferramenta foi introduzida na versão 11.2306.30.0 do Paint e, por ora, está disponível apenas para os usuários dos canais Canary e Dev do Windows Insiders. Estes são os primeiros a ter acesso às atualizações do sistema, o que indica que a funcionalidade pode demorar um pouco para ser disponibilizada ao público geral.
Outros programas já oferecem esse recurso, mas com algumas condições
Embora o Paint e o Paint 3D já permitam a criação de imagens com fundo transparente, o procedimento atual é mais trabalhoso e não se resume a um único clique, como propõe a nova funcionalidade da Microsoft.
Conforme apontado pelo The Verge, outros softwares de edição de imagem já oferecem essa capacidade, mas com restrições de acesso. No Canva, por exemplo, a função de remover o fundo das imagens também é feita com apenas um clique, mas exige a assinatura do Canva Pro, que tem um custo mensal de até R$ 34,90. O Adobe Express também disponibiliza essa funcionalidade de forma gratuita, mas requer a criação de uma conta Adobe.
E essa não é a única atualização prevista para o Paint. A Microsoft estaria experimentando uma funcionalidade que permite gerar imagens através de comandos textuais, utilizando a inteligência artificial do Bing. Vale lembrar que o buscador da Microsoft já conta com a função de gerar imagens a partir de prompts de texto.
Outros softwares clássicos também estão sendo atualizados
Além do Paint, outros aplicativos clássicos do Windows estão recebendo melhorias. O Bloco de Notas, por exemplo, pode ganhar uma opção de salvamento automático, auxiliando os usuários a preservar seu trabalho.
E, mais recentemente, o Bloco de Notas também ganhou suporte a guias e ao modo escuro. Tudo isso deixa este programa clássico mais útil para os dias atuais. Eu mesmo uso o Bloco de Notas todos os dias na minha rotina de trabalho.
No entanto, nem todos os programas terão o mesmo destino. Recentemente noticiamos aqui que o WordPad está previsto para ser descontinuado na próxima versão do Windows, agendada para 2024. A Microsoft sugere que os usuários façam a transição para o Bloco de Notas ou para o Word. Outro programa que já teve o fim decretado foi a Cortana.
Fonte: Microsoft
Deixe seu comentário