A Microsoft continua a expandir suas funcionalidades de inteligência artificial nos produtos do Windows 11, trazendo novidades significativas para o Paint e o Bloco de Notas. Esses dois aplicativos icônicos estão sendo revitalizados com o uso da IA, agregando valor e mostrando o compromisso da empresa em modernizar ferramentas tradicionais, tornando-as mais úteis e inteligentes para os usuários modernos.
Recentemente, tanto o Paint quanto o Bloco de Notas receberam atualizações que introduzem funcionalidades impulsionadas por IA, permitindo edições mais intuitivas e avançadas.
Leia também
Se você quiser continuar usando o Windows 10 com segurança terá que pagar para a Microsoft; entenda
A Microsoft tornou as instalações de atualização do Windows 11 mais rápidas e também consomem menos CPU
Paint agora tem edições por IA
O Paint do Windows 11, um dos programas mais conhecidos pelos usuários do sistema operacional, agora conta com recursos de inteligência artificial para edições mais criativas e práticas. A Microsoft começou a testar essas funcionalidades na versão 11.2410.28.0 do Paint, disponível para os canais Canary e Dev do Windows Insider.
Entre as principais novidades estão o preenchimento generativo e o apagamento generativo. O preenchimento generativo permite que os usuários editem as imagens com maior facilidade, adicionando elementos a partir de descrições textuais. Um exemplo demonstrado pela Microsoft é a possibilidade de selecionar uma área na imagem e solicitar ao Paint que adicione um castelo, tudo isso com base em comandos de texto. Esse recurso é semelhante a outras ferramentas de IA que geram imagens e ajuda a democratizar edições mais sofisticadas para o público em geral.
Outra novidade que o Paint ganhou é a capacidade de apagar elementos específicos de uma imagem. Com o apagamento generativo, é possível selecionar objetos indesejados em uma imagem, como pessoas ou itens em segundo plano, e removê-los sem deixar rastros.
A função se encarrega de preencher automaticamente o espaço vazio, fazendo parecer que os itens nunca estiveram ali. Esses novos recursos prometem tornar o Paint uma ferramenta ainda mais útil para edições rápidas e criativas, mantendo sua essência intuitiva e simples, que sempre foi seu diferencial.
Bloco de Notas com ferramentas de reescrita de texto
Não é apenas o Paint que está ganhando funcionalidades de IA. O Bloco de Notas, ou Notepad, também foi atualizado para incluir uma ferramenta de reescrita, também baseada em inteligência artificial. O recurso de reescrita está disponível na versão 11.2410.15.0, que é uma das mais recentes atualizações para os participantes dos canais Canary e Dev do programa Insider.
Esse recurso de reescrita permite que os usuários selecionem um trecho do texto, cliquem com o botão direito e escolham a opção “Reescrever”. A inteligência artificial irá gerar três rascunhos alternativos, e o usuário pode escolher o mais adequado ou ajustar o tom, tamanho e formato do texto. Essa opção é particularmente interessante para aqueles que precisam de uma segunda opinião ou um toque criativo adicional em suas anotações.
Porém, para os mais tradicionais, que preferem um Bloco de Notas simples, a Microsoft oferece a possibilidade de desativar o recurso de reescrita. Isso torna o aplicativo mais flexível, atendendo tanto aqueles que desejam aproveitar as novidades tecnológicas, quanto aqueles que buscam simplicidade e rapidez.
Disponibilidade limitada e planos futuros
Os novos recursos de IA para o Paint e o Bloco de Notas ainda estão em fase de testes e, por enquanto, estão disponíveis apenas para um grupo restrito de usuários do programa Windows Insider. Para o Paint, é necessário ter um computador com chip Snapdragon e uma conta da Microsoft para acessar essas funcionalidades.
A empresa está adotando um processo gradual de liberação, provavelmente para garantir que as ferramentas sejam bem recebidas e estáveis antes de serem distribuídas para um público maior.
Já o recurso de reescrita do Bloco de Notas está sendo distribuído em alguns países, incluindo Estados Unidos, França, Reino Unido, Canadá, Itália e Alemanha. Nessas regiões, todos os usuários receberão 50 créditos gratuitos para testar a ferramenta, com a possibilidade de adquirir mais posteriormente. Em outras partes do mundo, como Austrália, Nova Zelândia, Malásia e Singapura, a funcionalidade está limitada a assinantes do Microsoft 365 e Copilot Pro, o que significa que não estará amplamente disponível sem algum tipo de custo associado.
A Microsoft está claramente apostando alto na integração da inteligência artificial em suas ferramentas clássicas, como o Paint e o Bloco de Notas. Essas novidades mostram a intenção da empresa de tornar seus aplicativos tradicionais mais competitivos em um mundo onde a IA está se tornando cada vez mais prevalente. Ao mesmo tempo, a empresa parece estar ciente da necessidade de manter a simplicidade que fez com que essas ferramentas se tornassem icônicas.
Fonte: Windows Insider
Deixe seu comentário