Em nova fase da Operação 404, o Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) informou nesta quinta-feira (19) que 675 sites e 14 aplicativos de streaming ilegais foram retirados do ar. Também foram cumpridos 30 mandados de busca e cinco de prisão em 9 estados.
“Diversos materiais relacionados aos crimes foram apreendidos em decorrência das ordens judiciais”,informa o comunicado oficial.
O objetivo dessa sétima fase da Operação 4040 é “combater crimes contra a propriedade intelectual na internet, removendo conteúdos em áudio e vídeo, incluindo músicas e jogos, bloqueando e suspendendo plataformas que disponibilizem tais materiais.
Segundo o MJSP, além da propagação de conteúdo pirata a lista de sites derrubados também incluia páginas que tinham a capacidade de infectar o dispositivos dos usuários com malwares, facilitando o roubo de dados e outras práticas ilegais. Essas páginas teriam recebido mais de 12 milhões de visitas em 2023.
A ação foi coordenada pelo Laboratório de Operações Cibernéticas (Ciberlab), da Diretoria de Operações e de Inteligência (Diopi), da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), pelas Polícias Civis do Espírito Santo, de Mato Grosso, de Mato Grosso do Sul, de Minas Gerais, do Paraná, de Pernambuco, do Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e de São Paulo e os Ministérios Públicos de São Paulo (Cyber Gaeco) e Santa Catarina (Cyber Gaeco), e também contou com a colaboração de órgãos de 5 países, Argentina, Reino Unido, Estados Unidos, Peru e Paraguai.
Deixe seu comentário