O navegador Opera começa a implementar o suporte ao “Do Not Track” (DNT), um recurso introduzido pela Mozilla para evitar que os sites rastreiem as navegações dos usuários entre outros sites.
A proposta do Do Not Track é interessante mas difícil de oferecer uma solução imediata. Tradicionalmente as empresas de publicidade na web usam várias técnicas para rastrear a navegação dos usuários, podendo assim ter uma ideia melhor de que tipo de publicidade oferecer. Sendo mais direcionada, as chances de cliques – e vendas – são bem maiores.
Quando é dentro de um site específico, até seria normal. O problema de privacidade que muitos não gostam é que isso começa a ter limites gigantescos. A rede de publicidade do Google, por exemplo. Boa parte dos sites usam o AdSense/AdWords. O serviço fica sabendo em quais páginas o mesmo usuário esteve, já que os scripts nas páginas são chamados a partir de muitos sites. Ao longo de algumas horas de navegação o sistema já tem informações suficientes para eventualmente apresentar publicidade direcionada, independente do conteúdo da página em que o anúncio for visto. No caso do Google pelo menos é possível pedir para sair desse monitoramento. Nada impede que algumas empresas utilizem isso para outros fins, já que são armazenados dados sobre o comportamento das pessoas.
Com a opção Do Not Track o navegador informa ao servidor que o usuário não quer ser rastreado. Cabe aos desenvolvedores dos sistemas de publicidade adotarem ou não a medida. Quem sabe no futuro, com o suporte em mais navegadores e uma boa conscientização, quem não suportar isso ficará “queimado” e talvez o faça apenas para manter a reputação. Mas é difícil imaginar que, pelo menos a curto e médio prazo, as empresas de publicidade aceitarão isso já que podem deixar de ganhar grandes fortunas.
No Opera 12 em desenvolvimento publicado agora a opção vem desativada por padrão, e deve ser marcada em Preferências > Avançado > Segurança. O Firefox implementou isso na versão 4.0, e melhorou o sistema na versão 9, com a possibilidade de evitar certos rastreamentos em JavaScript.