Opera GX disponibiliza RTX VSR da NVIDIA para upscale de vídeos diretamente no navegador

Opera GX disponibiliza RTX VSR da NVIDIA para upscale de vídeos diretamente no navegador

O Opera GX acaba de anunciar a chegada da tecnologia RTX Video Super Resolution (VSR) da NVIDIA. A nova funcionalidade permite que os usuários possam facilmente realizar o upscale de vídeos para corresponder à resolução dos seus monitores. Se tiverem uma GPU NVIDIA GeForce RTX, podem usar o VSR para aprimorar um vídeo de resolução mais baixa para até 4K, de acordo com as especificações nativas da tela.

Conteúdos em vídeo representam dois terços do tráfego global da Web, e o segundo mais popular site mais popular do mundo – atrás apenas do Google – é o YouTube. Assistir a vídeos, programas de TV ou filmes é uma das 5 principais atividades das pessoas na Internet.

“Embora faça todo o sentido ter uma tela de alta resolução para League of Legends, Fortnite ou Call Of Duty, os usuários não estão fazendo valer o seu dinheiro ao assistir vídeos, séries ou filmes. É por isso que apresentamos/trouxemos o VSR no Opera GX: ele usa uma ferramenta de AI upscaling para transformar vídeos de 720p em reproduções com maior resolução e qualidade de imagem mais nítida. O RTX VSR também detectará e reduzirá artefatos de compressão em blocos, comumente observados em conteúdo transmitido ao vivo. O resultado é uma experiência de vídeo refinada e de alta resolução”, diz a Opera em nota.

Para usar esta tecnologia, os jogadores precisarão atualizar os drivers do GeForce Game Ready ou do NVIDIA Studio e também do Opera GX. O recurso também é compatível com NVIDIA RTX Turing, Ampere e a geração Ada de GPU para desktops e laptops da classe 1000 e acima.
Obtenha a melhor qualidade de vídeo com Opera GX sem uma GPU

Se os jogadores ainda usam uma GPU mais antiga ou não possuem uma em seus computadores, o Modo RGX do Opera GX vai ao resgate. O Modo RGX é uma tecnologia de aprimoramento de conteúdo que se aplica a elementos de vídeo e imagem em páginas da web. Tradicionalmente, filtros deste calibre requerem aceleração de GPU, enquanto no Opera GX a tecnologia está integrada ao navegador. Para ativar o RGX, é só baixar o Opera GX e clicar no botão “RGX”, que aparece automaticamente acima dos vídeos.

Sobre o Autor

Editor-chefe no Hardware.com.br, aficionado por tecnologias que realmente funcionam. Segue lá no Insta: @plazawilliam Elogios, críticas e sugestões de pauta: william@hardware.com.br
Leia mais
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X