Em agosto a Opera Software A.S.A iniciou as comemorações para os 20 anos do seu navegador, que a cada ano encontra novos admiradores, principalmente em sua versão mobile. Parte dessa comemoração ficou a cargo do rebranding do seu logotipo com o intuito de trazer uma nova abordagem para a marca.
De acordo com a companhia, a reformulação no logo preserva características básicas, como o grande “O” vermelho, porém com uma nova representação tridimensional, que simboliza a missão do browser de levar mais conteúdo, novas descobertas, mais respostas, mais comunicação, mais diversão e mais vida para os usuários.
Além do logo, recentemente foi liberado o Opera 32, que traz algumas melhorias e recursos interessantes, como por exemplo, um novo sistema de sincronização de dados, além da navegação anônima no modo privado via VPN.
Confira abaixo o post oficial que a equipe do Opera divulgou no final de agosto ressaltando os 20 anos do software:
A internet era bem diferente em 1995 e a Opera também. Você sabia que o primeiro navegador da Opera se chamava MultiTorg Opera? E que ele era disponibilizado em disquete e você pagava após um período inicial de testes?
Tudo começou na Noruega a partir das ideias de dois engenheiros da computação, Jon e Geir. Eles começaram a desenvolver o software de navegação como um projeto para a Telenor. Depois disso, eles fundaram sua própria empresa, a Opera Software, e continuaram trabalhando em um navegador que logo passou a se chamar Opera.
Desde o início a visão da Opera era trazer a melhor experiência de internet para qualquer aparelho, independente de condições da rede ou localidade.
Com isso em mente, em 2005 nasceu o Opera Mini browser e rapidamente se tornou um dos mais famosos navegadores mobile do mundo, por permitir que até os usuários de aparelhos celulares mais simples tivessem acesso à internet.
Por volta de 2006, o Opera Mini já contavam com 1 milhão de usuários e dois anos depois quase 11 milhões. Hoje há mais de 269 milhões de pessoas pelo mundo navegando pela internet com o Opera Mini. Estamos felizes de ver as pessoas aproveitando seus navegadores e de ver cumprida nossa meta de continuar trazendo novidades que fazem a navegação com Opera Mini cada vez melhor e mais divertida.
Em 2012, nós estávamos muito ocupados na Opera, lançando 3 novos navegadores completamente diferentes. Primeiro veio o Opera para smartphones Android, seguido pelo novo Opera para computadores. Na sequência, e ainda naquele ano, nosso revolucionário navegador para iOS Opera Coast, chegou ao mercado. A cada novo lançamento, nós mantivemos nossa filosofia de entregar uma experiência superior de navegação na internet para nossos usuários.
O browser da Opera para computadores foi o primeiro a trazer novidades como as abas de navegação e o Speed Dial (atalhos), hoje itens comuns em outros navegadores. Em 2009, nós até tentamos evoluir do uso dos gestos com mouse para outros como gestos faciais – mas isso se mostrou avançado demais pra a época!
Velocidade também tem sido um foco constante para a Opera. Graças à tecnologia de compressão Opera somos capazes de ajudar os usuários pelo mundo a conseguir ficar online e se manter com velocidade e navegação até nas piores conexões
Nos últimos anos, nós estivemos ocupados também criando um navegador para gatos, respondendo aos e-mails enviadas por engano para a Oprah e lendo nossos tweets em voz alta para continuar melhorando o navegador Opera.
Hoje temos mais de 350 milhões de usuários pelo mundo e tem sido uma maravilhosa jornada! Continuamos aumentando a família de produtos Opera e trabalhando pra tornar sua experiência de internet cada vez melhor. Obrigado, fãs da Opera, por estarem conosco e tornarem tudo isso possível!
Você gostou do novo logo? Deixe seu comentário abaixo.
Fonte: Opera