openSUSE 11.4 milestone 6: sem HAL, traz WebYaST e evita o SystemD

Foi publicado o sexto milestone do openSUSE 11.4.

O projeto veio estudando o uso do systemd versus SysV como gerenciador de inicialização e serviços. A decição foi continuar com o SysV no 11.4 por problemas encontrados com o systemd que impediam uma “integração perfeita”.

O M6, como é referenciado esse milestone, também traz a remoção da camada de abstração HAL. Quem fica no lugar, como é tendência nas distros, é o udev. A camada HAL seria removida no 11.3 mas continuou por mais um tempo, até que os últimos pacotes que dependiam dela pudessem ser migrados.

O visual recebeu bastante atenção, incluindo os papéis de parede finais, telas de entrada e branding em geral. Foi adicionada a WebYaST, uma ferramenta de administração baseada em web originalmente criada para a versão Enterprise Server (SLES). Entre outros programas atualizados estão XOrg 7.6, VirtualBox 4.0.2, GnuCash 2.4 e Scribus 1.3.9. O KDE 4.6 RC2 está presente e só deverá ser atualizado para o 4.6.0 final com o primeiro Release Candidate.

Enquanto o pessoal do Gnome se prepara para a versão 3, o foco do openSUSE é estabilizar e melhorar o 2.32. Correções no PulseAudio, GDM e gnome-main-menu deverão constar no 11.4, garantindo uma experiência de uso sem problemas. A equipe do Gnome prepara um liveCD baseado no 11.4 que incluirá o Gnome 3 quando ele for lançado, em março. Apesar de pretender suportar o preview do Gnome Shell com o Clutter 1.5, não estão se apressando tanto para incluir o Gnome 3 no openSUSE antes do tempo.

O XFCE vem na versão 4.8, bastante significativa e já comentada aqui no GdH.

Segundo o roadmap do projeto este é o último milestone (que pode ser entendido como um “beta”); a próxima grande compilação deverá ser o RC1, agendado para 10 de fevereiro. A versão final deve chegar em março. Como era de se esperar de uma versão em desenvolvimento, há alguns bugs conhecidos que podem prejudicar o uso em algumas situações (e talvez alguns tantos outros não conhecidos ainda :P).

Mais detalhes estão no anúncio do M6. O download pode ser feito em:

https://software.opensuse.org/developer/pt_BR

Postado por
Siga em:
Compartilhe
Deixe seu comentário
Veja também
Publicações Relacionadas
Img de rastreio
Localize algo no site!