A OpenAI, empresa por trás do ChatGPT, revelou nesta quarta-feira (20) a terceira geração do Dall-E, seu mecanismo de IA para geração de imagens a partir de comandos em texto.
Conforme antecipado, a qualidade das imagens geradas deve ser significativamente aprimorada. Um recurso adicional é a capacidade de acessar o Dall-E diretamente através do ChatGPT. O lançamento está previsto para outubro, também conhecido como próximo mês.
Leia também
Conheça o Clipdrop, site poderoso para criação e edição de imagens via Inteligência Artificial
Unstable Diffusion, IA que gera conteúdo pornográfico, cria mais de 500 mil imagens eróticas por dia
Dall-E 3 aprimorado e integrado ao ChatGPT
No que diz respeito ao aprimoramento da qualidade visual, a OpenAI assegura que o Dall-E 3 terá habilidades superiores na renderização de mãos e textos, áreas que eram consideradas pontos fracos em versões anteriores. Também será viável fazer modificações em uma imagem já existente, ao invés de criar uma totalmente “do zero”.
A companhia afirma que as imagens geradas serão mais alinhadas com as solicitações dos usuários. Como exemplo, a empresa apresentou uma ilustração de um abacate cortado, sem semente, repousando em um sofá e expressando um sentimento de vazio interior.
O Dall-E 3 também será incorporado ao ChatGPT, permitindo que os usuários gerem tanto textos quanto imagens usando uma única plataforma. Hoje em dia, existem diversos plugins para o ChatGPT que geram promtps de comando para serem usados não apenas no Dall-E, mas em outras ferramentas mais famosas, como o Midjourney. A integração do Dall-E com o ChatGPT elimina a necessidade desses plugins.
A integração com o chatbot de inteligência artificial da OpenAI também ajudará a criar prompts melhores. Para chegarmos nas imagens lindas e maravilhosas que vemos na internet, é preciso testar inúmeros prompts. Tanto é que a “profissão” de engenheiro de prompt está praticamente virando uma realidade. Através de uma conversa com o ChatGPT você poderá refinar e aprimorar os seus prompts de geração de imagens.
“A DALL-E 3 foi criada de forma nativa com o ChatGPT, o que permite a você usar o ChatGPT como um parceiro de brainstorming e um refinador de prompts”, escreve a OpenAI em seu blog oficial.
Disponível a partir de outubro
O Dall-E 3, com todos os seus aprimoramentos e novas habilidades, estará disponível em outubro para os assinantes do ChatGPT Plus, assinatura do chatbot que tem um custo mensal de US$ 20, mais ou menos R$ 98 na cotação de hoje.
Outras atualizações incluem medidas de segurança mais rigorosas. Por exemplo, o Dall-E 3 recusará solicitações para criar imagens no estilo de artistas ainda vivos. Então, nada de criar imagens ao estilo de Romero Britto. Mas tudo bem usar o estilo do Van Gogh. Além disso, os artistas terão a opção de proibir o uso de suas obras para treinar os modelos de IA da OpenAI.
Essas mudanças parecem ser uma resposta a questões legais, como alegações de violação de direitos autorais, que surgiram desde que tais ferramentas foram disponibilizadas ao público.
Por exemplo, a Stability AI, uma empresa rival da OpenAI, enfrentou um processo judicial da Getty Images. As imagens geradas pelo Stable Diffusion frequentemente incluíam marcas d’água da Getty, o que foi interpretado como uma infração aos direitos autorais. E mais recentemente, até a OpenAI está sendo processada por escritores famosos, como George R. R. Martin.
Fonte: OpenAI
Deixe seu comentário