A OpenAI, conhecida por suas inovações em inteligência artificial, lançou oficialmente o aplicativo ChatGPT para dispositivos Android.
O anúncio foi recebido com entusiasmo, especialmente porque o aplicativo já havia sido lançado para iOS, deixando os usuários de Android ansiosos pela sua chegada. A versão para iOS foi lançada em meados de maio. Demorou apenas 2 meses para que a OpenAI liberasse a versão para Android que, até então, estava com a inscrição “Em breve” na Play Store.
Leia também
O que é Inteligência Artificial Generativa?
LuzIA: IA parecida com o ChatGPT e que funciona pelo WhatsApp/Telegram chega ao Brasil
Versão para Android do ChatGPT finalmente é lançada
O ChatGPT tem sido uma sensação global, estabelecendo-se como um dos principais modelos de linguagem conversacional de IA. A OpenAI, reconhecendo a demanda e a popularidade do serviço, inicialmente trouxe o ChatGPT para o iOS.
No entanto, os usuários de Android aguardavam ansiosamente por uma versão oficial do aplicativo. Antes do anúncio oficial, havia apenas um espaço reservado na Play Store com a mensagem “em breve”, aumentando a antecipação.
Agora, com o lançamento oficial, os usuários de Android podem baixar o verdadeiro aplicativo ChatGPT, diferenciando-o de várias imitações disponíveis na Play Store. Ao pesquisar por “ChatGPT” na loja de aplicativos do Google, você se depara com uma enxurrada de aplicativos. Eles podem ser legítimos ou não, já que a OpenAI permite que desenvolvedores usem a API de sua LLM.
No entanto, como você pode imaginar, a maioria dos aplicativos na Play Store que têm ChatGPT no nome são softwares maliciosos que visam unicamente infectar o celular da vítima. Os apps maliciosos mais comuns instalam trojans bancários no smartphone do usuário. Portanto, recomendamos que ao entrar na Play Store, pesquise por “OpenAI” e baixe o app assinado por essa empresa.
Experiência de uso é a mesma que no iOS
A OpenAI garante que o aplicativo oferece as mesmas funcionalidades presentes na versão para iOS, proporcionando uma experiência uniforme em ambas as plataformas.
Ao iniciar o aplicativo, os usuários são recebidos por uma tela de login vibrante. Uma vez logados, eles são apresentados a uma interface simples e intuitiva que replica a experiência baseada na web, com algumas diferenças aqui e ali.
Os usuários podem interagir com o ChatGPT digitando as perguntas ou simplesmente conversando através de mensagens de áudio. Sim, a OpenAI integrou sua inteligência artificial de reconhecimento de voz no aplicativo.
Vale ressaltar que, ao usar o aplicativo, os usuários são lembrados de que o ChatGPT, como qualquer modelo de IA generativa, tem suas limitações e pode, ocasionalmente, fornecer informações imprecisas.
Brasil foi um dos primeiros países a receber o ChatGPT para Android
Em termos de disponibilidade geográfica, o aplicativo ChatGPT para Android estará inicialmente disponível em apenas 4 países, a saber: EUA, Índia, Bangladesh e Brasil. Nada mais justo. O Brasil está entre os países com o maior número de usuários do ChatGPT.
De qualquer forma, a OpenAI tem planos de expandir rapidamente sua disponibilidade para mais países.
Fontes: 9to5Google e Engadget
Deixe seu comentário