A OpenAI anunciou o lançamento de uma API do ChatGPT. Essa API permitirá que outras empresas integrem a tecnologia de conversação baseada em inteligência artificial em seus produtos.
O ChatGPT é um dos geradores de texto livre mais populares do mundo, com mais de 100 milhões de usuários ativos por mês. A ferramenta da OpenAI é utilizada para uma infinidade de coisas, tais como escrita de livros, e-books, artigos científicos e até memes para redes sociais.
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A OpenAI cobrará pelo uso da API um valor de US$0,002 por 1 mil tokens. Isso equivale a cerca de 750 palavras. Dessa forma, diversas empresas poderão adicionar o ChatGPT a seus aplicativos e sites, oferecendo uma experiência mais interativa e personalizada para seus clientes. A API foi construída com base no modelo GPT-3.5-turbo. Esta é a versão mais otimizada e responsiva do GPT-3.5, utilizado como base do ChatGPT.
Entre os primeiros clientes que adotaram a API do ChatGPT estão o Snap (Snapchat), Quizlet, Instacart e Shopify. O Snap usou a tecnologia para criar seu chatbot My AI para os assinantes do Snapchat+. O Quizlet usou a ferramenta para criar o recurso Q-Chat, que ajuda os alunos a estudar de maneira mais eficaz.
A Instacart, por sua vez, usou a API do ChatGPT para criar um recurso chamado Ask Instacart. Por fim, o Shopify usou a API para criar um assistente de compras personalizado para seus clientes.
OpenAI está colhendo os frutos de seu trabalho
É nítido que a OpenAI está buscando rentabilizar a sua ferramenta de inteligência artificial. O primeiro movimento da empresa neste sentido foi o lançamento do ChatGPT Plus, em fevereiro desse ano. Trata-se de uma versão premium que custa US$ 20 por mês.
O ChatGPT Plus oferece acesso à ferramenta mesmo durante períodos em que ela fica indisponível por excesso de uso. Além disso, há tempos de resposta mais rápidos e acesso prioritário a novos recursos e ferramentas.
Além disso, a OpenAI lançou também a Whisper API. Trata-se de uma ferramenta que usa inteligência artificial para transcrever e traduzir áudios a um preço de US$ 0,006 por minuto de áudio.
Ela foi treinada com mais de 680 mil horas de gravações multilíngues coletadas na web. Isso possibilita o reconhecimento de palavras em diferentes idiomas e sotaques, além de transcrição de áudios com ruídos de fundo e jargões técnicos. Estima-se que o segmento de reconhecimento de fala pode valer até US$ 5,4 bilhões até 2026. A OpenAI, que já recebeu investimentos da Microsoft, está buscando obter lucro com as novas iniciativas.
Inteligência artificial não é perfeita
Ao contrário de outros sistemas de reconhecimento de fala, a Whisper API pode incluir palavras que não foram ditas no texto transcrito. O motivo para isso acontecer é porque o sistema tenta prever a próxima palavra enquanto transcreve o áudio gravado. A OpenAi sabe disso e, inclusive, alerta às empresas interessadas sobre este problema.
Apesar disso, a API pode ser utilizada para melhorar aplicativos e serviços existentes. A startup de ensino de idiomas Speak já utiliza a Whisper API para alimentar um novo assistente virtual de conversação dentro do seu aplicativo.
O mesmo acontece com o ChatGPT. Embora ele seja uma ferramenta poderosa e inovadora, há algumas preocupações sobre o uso de inteligência artificial para gerar texto. Por exemplo, no passado, usuários foram capazes de fazer com que o ChatGPT respondesse de maneiras racistas e sexistas. Sem falar nos inúmeros casos onde a IA deu respostas totalmente erradas e equivocadas sobre vários assuntos.
Fontes: TechCrunch 1 e TechCrunch 2