A OpenAI, empresa de pesquisa de inteligência artificial, anunciou o lançamento do GPT-4, a mais recente atualização de seu modelo de linguagem natural. A tecnologia do GPT-4 é capaz de lidar com até 25 mil palavras de texto e gera diálogos mais naturais, precisos e com respostas factuais, melhorando a experiência do usuário.
Por enquanto, o ChatGPT Plus é a única plataforma disponível para testar a nova tecnologia. Mas os desenvolvedores também terão acesso à API do GPT-4 para criar novas soluções para seus próprios produtos. No entanto, a empresa já alertou que o novo modelo ainda tem algumas limitações comuns às IAs, como preconceitos sociais, alucinações e alertas adversários.
Leia também
OpenAI lança API do ChatGPT para empresas que querem adicionar inteligência artificial a seus apps
Com mais de 200 livros publicados, ChatGPT se torna um dos autores mais prolíficos da Amazon
Seis meses de aprimoramento
A OpenAI passou seis meses trabalhando na segurança e na melhoria do GPT-4. O resultado é um modelo que é 82% menos propenso a responder a solicitações de conteúdo proibido e 40% mais propenso a produzir respostas factuais do que a versão anterior (GPT-3.5).
O GPT-4 é a continuação do GPT, GPT-2 e GPT-3, sendo este último já utilizado no ChatGPT. Essa ferramenta de chatbot, lançada no final de 2022, já tem impactado o mercado com suas capacidades de reconhecimento textual.
Embora a empresa reconheça que o novo modelo de linguagem ainda enfrente obstáculos comuns às IAs, ela incentiva a transparência, a educação do usuário e a alfabetização mais ampla em IA à medida que a sociedade adota esses modelos.
Announcing GPT-4, a large multimodal model, with our best-ever results on capabilities and alignment: https://t.co/TwLFssyALF pic.twitter.com/lYWwPjZbSg
— OpenAI (@OpenAI) March 14, 2023
Reconhecimento de imagens é real, mas será lançado posteriormente
Uma das novidades do GPT-4 é que ele também aceita comandos no formato de imagens, como fotos, diagramas e capturas de tela, o que o torna mais versátil e flexível para os usuários. No entanto, a OpenAI ressalta que a nova tecnologia ainda não possui reconhecimento de imagens, mas isso deve ser lançado em breve.
Para treinar os comandos visuais, a OpenAI firmou parceria com a startup dinamarquesa Be My Eyes, cujo aplicativo descreve imagens para pessoas cegas ou com baixa visão. Além disso, a empresa pretende expandir as possibilidades de contribuição das pessoas para moldar seus modelos.
Inicialmente, o GPT-4 estará disponível apenas para os assinantes do plano ChatGPT Plus, mas a alta demanda dentro desse plano poderá forçar a empresa a criar uma nova categoria paga de acesso. A OpenAI afirma que espera poder oferecer no futuro acesso gratuito a todos os usuários.
A OpenAI passará a distribuir convites para uso da API a partir desta terça-feira, com um preço de US$ 0,03 por 1.000 tokens (nome dado ao número designado a cada palavra dentro do sistema).
Deixe seu comentário